Presidente da Petrobras diz que não quer pressionar IBAMA, mas que discussões sobre foz do Amazonas “vão se intensificar”

4 de outubro de 2023
Jean Paul Prates
Waldemir Barreto / Agência Senado

Quem é Jean Paul Prates: o que diz respeitar decisões do IBAMA ou o que “tem certeza” da licença para poço na foz do Amazonas?

Uma no cravo, outra na ferradura. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, até tenta demonstrar respeito pelas decisões do IBAMA quanto ao licenciamento das atividades de petróleo, em especial àquela que, com embasamento técnico e legal, negou à petroleira licença para perfurar um poço exploratório no bloco FZA-M-59, na foz do Amazonas. Mas basta um minuto para que o executivo volte a pressionar o órgão ambiental para que libere o documento.

Em cerimônia comemorativa aos 70 anos da petroleira, na 3ª feira (3/10), Prates defendeu uma boa relação com o IBAMA na busca por licença para perfurar poços de petróleo na Margem Equatorial, relatam Agência Brasil, IstoÉ Dinheiro e Investing.com. No dia anterior, o órgão concedeu licença à Petrobras para perfurar dois poços exploratórios de petróleo na Bacia Potiguar, no leste da margem.

“Faz parte das licitudes de uma empresa de exploração e produção enfrentar, não no sentido bélico, a situação do licenciamento ambiental de forma correta, de forma responsável, demorando o tempo que tiver que demorar. Evidentemente, não faz sentido ficar pressionando, nem ficar dizendo que o IBAMA é isso ou aquilo, que está impedindo isso ou aquilo. Eles estão fazendo o que devem fazer”, afirmou.

Mas, logo depois, quando perguntado sobre a foz do Amazonas, o presidente da Petrobras informou que todas as exigências do órgão ambiental foram cumpridas – o que não parece ser a avaliação de Rodrigo Agostinho, presidente do IBAMA – e que “as discussões vão se intensificar”. Na 2ª feira (2/10), Prates já tinha afirmado que a foz era prioridade para a empresa e que “tinha certeza” que a licença sairia porque o FZA-M-59 “foi licitado em leilão federal”.

Ao mesmo tempo em que insiste na exploração de uma região de alta sensibilidade ambiental como a foz do Amazonas, a Petrobras tenta vender a imagem de liderança na transição energética brasileira, mostra o Poder 360. Em vídeo gravado para a comemoração dos 70 anos da estatal, o presidente Lula disse que “a megaoportunidade que o país tem, de ser o maior produtor de energia renovável, vai depender da Petrobras”, destaca o Valor. Se isso for verdade, estamos mal, já que até agora a empresa só anunciou planos e estudos para fontes renováveis, sem nenhum projeto efetivamente a caminho.

Também na cerimônia festiva, Prates disse que a Petrobras busca parceiros dispostos a dividir com ela a “mudança efetiva” para implantação de projetos renováveis, informa o Valor. O executivo reiterou as intenções de investimentos em eólicas offshore e em novos projetos de baixo carbono, e afirmou que o novo plano estratégico 2024-2028, a ser anunciado no fim de novembro, seguirá a diretriz da transição energética. Continuamos aguardando ansiosamente – mas sentados para não cansar.

 

ClimaInfo, 5 de outubro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar