Povo Mura nega ter dado apoio à mina de potássio em seu território

Povo Mura exploração potássio
Bruno Kelly/Amazônia Real

Moradores de aldeia mais vulnerável à mina de exploração de potássio, reclamam que não foram consultados e rejeitam manifestação de líderes indígenas favoráveis ao empreendimento.

O apoio manifestado por um grupo de representantes do Povo Mura a um projeto de exploração de potássio nas proximidades de territórios indígenas na região de Autazes, no Amazonas, surpreendeu os maiores afetados pelo empreendimento. Lideranças da aldeia Soares, que pode desaparecer por conta do projeto, rejeitaram a declaração de apoio e reclamaram que seguem sendo ignorados pela empresa canadense Potássio do Brasil.

“Essas lideranças não pensaram em nós, do Lago do Soares. É um pessoal que decidiu por uma comunidade que corre mais risco de sofrer com esse minério. Eu não sei o que eles ganham com isso”, disse o tuxaua Sergio Freitas Nascimento, líder da aldeia, à Amazônia Real. “A nossa terra existe há muito tempo, e agora está em início de demarcação pela FUNAI. Esse aval deles é precipitado”.

A declaração de apoio indígena ao empreendimento foi destacada pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), e pela Potássio do Brasil. O intuito é destravar o projeto, que segue suspenso por decisão da Justiça Federal por conta dos impactos potenciais sobre territórios indígenas demarcados e em processo de demarcação.

Para os moradores da aldeia Soares, a ação é mais uma manobra política da empresa e das autoridades para convencer a sociedade de que a população indígena apoia o projeto, o que não é verdade. “Um grupo de pessoas tomando decisões pelas nossas costas, sem consultar, sem se preocupar com a comunidade e sem pensar no futuro de seus próprios filhos e netos”, disse Nascimento.

O projeto da Potássio do Brasil em Autazes se arrasta há anos. No ano passado, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro tentou destravar o empreendimento, sob a justificativa de que a guerra entre Rússia e Ucrânia afetou o fornecimento de potássio, utilizado na fabricação de fertilizante, ao agronegócio brasileiro. Mais recentemente, a empresa intensificou a pressão sobre a gestão do presidente Lula, obtendo apoio do vice-presidente Geraldo Alckmin ao empreendimento.

A Crítica e Amazonas Atual também destacaram a reclamação dos moradores da aldeia Soares com a declaração de apoio de lideranças Mura ao projeto de potássio em Autazes.

 

ClimaInfo, 5 de outubro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.