Planeta viveu setembro mais quente da história e 2023 caminha para recorde de calor

5 de outubro de 2023
setembro global mais quente
David von Diemar / Unsplash

Segundo o observatório europeu Copernicus, o último mês fechou como sendo o setembro mais quente já registrado, com temperatura média 1,75ºC superior à média pré-industrial.

Mais um recorde global de calor em 2023. Estimativas do observatório Copernicus, da União Europeia, indicam que o mês passado foi o setembro mais quente de que se tem registro. Os números evidenciam como o fenômeno El Niño está anabolizando as temperaturas máximas ao redor do mundo nos últimos meses, colocando 2023 no caminho de se tornar o mais quente da história.

De acordo com o sistema europeu Copernicus, a temperatura média da superfície em setembro foi de 16,38ºC, meio grau centígrado acima da média registrada em setembro de 2022 e cerca de 1,75ºC mais quente para o mês de setembro em comparação com o período de 1850-1900. Na comparação com a média de 1991-2020, o último mês foi 0,93ºC mais quente.

Com o calor intenso, setembro de 2023 foi o mês quente mais anômalo de qualquer ano desde pelo menos 1940. Ao mesmo tempo, a temperatura média global de janeiro a setembro de 2023 foi 0,05ºC superior ao mesmo período do ano de 2016, que mantém até aqui o recorde histórico como o ano mais quente já registrado. A expectativa é de que as temperaturas médias sigam mais altas do que o normal nos próximos meses, o que praticamente assegura que 2023 feche como o ano mais quente da história. 

“Desde junho, o mundo tem experimentado um calor sem precedentes em terra e no mar. As anomalias1 de temperatura são enormes – muito maiores do que qualquer coisa que já vimos no passado”, comentou o secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial (WMO), Petteri Taalas. “O que é especialmente preocupante é que o evento de aquecimento El Niño ainda está em desenvolvimento, e por isso podemos esperar que essas temperaturas recordes continuem durante meses, com impactos em cascata no nosso ambiente e na sociedade”.

Os dados do observatório Copernicus foram amplamente abordados na imprensa, com destaques em Band, Correio Braziliense, Deutsche Welle, Folha, g1, O Globo, RFI e Valor no Brasil, além de AFP, CNN, BBC, Euronews, Financial Times e Guardian no exterior.

__________

(1): “anomalia” é o termo do mundo climático para a diferença da temperatura medida e a média de um dado período. Os cientistas preferem se referir a temperaturas acima (ou abaixo) da média em vez de citar o valor medido.

 

ClimaInfo, 6 de outubro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar