Indígenas temem efeitos de veto parcial de Lula à lei do marco temporal

22 de outubro de 2023
veto parcial marco temporal
@bellakariri Via APIB

Lula vetou o marco temporal, mas manteve alguns pontos da lei, como a possibilidade de exercício de atividades econômicas no território; ruralistas prometem derrubar veto.

Na última 6ª feira (20/10), o presidente Lula anunciou o veto parcial ao projeto de lei (PL) 2.903/2023, barrando o estabelecimento de um marco temporal para restringir os direitos de demarcação de Terras Indígenas. No entanto, a sanção a outros pontos da legislação trouxe preocupação a organizações indígenas, que defendiam o veto total.

O Palácio do Planalto deixou a decisão em torno do marco temporal para o último dia e gastou boa parte da semana passada discutindo uma saída malabarista para resguardar os Direitos Indígenas sem melindrar os humores do Centrão e da bancada ruralista no Congresso Nacional. Ao final, a decisão não agradou totalmente nenhum dos lados.

Como a Agência Pública assinalou, dois pontos sancionados da nova lei preocupam os indígenas. O primeiro, sintetizado no artigo 20 da legislação, determina que o usufruto exclusivo sobre os territórios tradicionais, previsto pela Constituição aos Povos Indígenas, “não se sobrepõe ao interesse da política de defesa e soberania nacional”. Já o segundo está no artigo 26, que prevê a possibilidade do “exercício de atividades econômicas em Terras Indígenas, desde que pela própria comunidade indígena, admitidas a cooperação e a contratação de terceiros não indígenas”.

“Afirmamos que o artigo 20 é perigoso, pois pode, igualmente, abrir margem para mitigar o usufruto exclusivo, diante do conceito genérico de ‘interesse de política de defesa’, justificando intervenções militares nos territórios”, afirmou a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). Sobre o artigo 26, a APIB ressaltou que o dispositivo “pode ampliar o assédio nos territórios para flexibilizar o usufruto exclusivo”.

Ao mesmo tempo, a bancada ruralista e os partidos do Centrão prometem que irão derrubar o veto parcial de Lula e restabelecer o marco temporal para demarcação de Terras Indígenas. “[O veto] é um desrespeito à vontade majoritária do Congresso e nós vamos trabalhar contra esse veto”, disse o deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA), ao jornal O Globo.

O veto parcial de Lula à lei do marco temporal foi amplamente destacado na imprensa, com matérias em veículos como Agência Brasil, BBC Brasil, CNN Brasil, Estadão, Folha, g1, ((o)) ecoO Globo, UOL, Valor e VEJA, entre outros.

 

ClimaInfo, 23 de outubro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar