Furacões estão ficando mais frequentes e mais fortes no Atlântico, aponta estudo

23 de outubro de 2023
furacões Atlântico mais forte
JD Designs / Unsplash

Mudanças climáticas aumentaram em duas vezes a probabilidade de um furacão fraco ou uma tempestade tropical se tornar um grande furacão em apenas 24 horas.

Os furacões que atravessam o Oceano Atlântico têm agora duas vezes mais chance de passar de uma fraca tempestade de categoria 1 para um grande furacão de categoria 3 em apenas 24 horas. É o que mostra um estudo publicado na Scientific Reports.

Nos últimos 20 anos, a probabilidade de tal cenário se desenrolar na Bacia do Atlântico foi de 8,12%. Como destaca a Reuters, no período de 1970 a 1990, a chance de tal quadro ocorrer era de apenas 3,23%, aponta o levantamento. Agora também é mais provável que os furacões se intensifiquem rapidamente ao largo da costa leste dos EUA e no Mar do Caribe, mas ganhem força mais lentamente no Golfo do México.

Quando as tempestades se intensificam rapidamente, especialmente quando se aproximam da terra, torna-se difícil para as pessoas decidirem o que fazer, explica a AP. Também torna mais difícil para os meteorologistas prever o quão ruim será e para os gestores de emergência se prepararem, disse Andra Garner, cientista climática da Rowan University de Nova Jersey e autora do estudo.

“Sabemos que as nossas tempestades mais fortes e prejudiciais muitas vezes se intensificam muito rapidamente em algum momento”, disse Garner, destacando Maria, de 2017, que alguns investigadores disseram ter matado quase 3.000 pessoas direta e indiretamente. “Estamos falando de algo difícil de prever e que certamente pode levar a uma tempestade mais destrutiva.”

O estudo se soma a um conjunto crescente de investigações que concluem que as mudanças climáticas estão tornando os furacões mais úmidos e no geral mais intensos em todo o mundo, provocando perdas econômicas significativas. Prova disso é que quatro dos cinco furacões do Atlântico que causaram mais prejuízos humanos e financeiros ocorreram a partir de 2017.

New York Times e ABC também destacaram o estudo.

 

ClimaInfo, 24 de outubro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar