PF investiga se ABIN espionou ilegalmente agentes do IBAMA na gestão Bolsonaro

IBAMA ABIN Hugo Loss
Reprodução PF

Hugo Ferreira Loss, chefe de fiscalização do IBAMA, teria sido um dos alvos do programa espião utilizado pela ABIN para espionar adversários do antigo governo.

A Polícia Federal está investigando se integrantes da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) espionaram Hugo Loss, que encabeçou operações contra madeireiros e garimpeiros ilegais na Amazônia durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. A suspeita é de que ele tenha sido alvo do programa First Mile, obtido pela ABIN para monitorar políticos, jornalistas, advogados e adversários do antigo governo. A notícia é do jornal O Globo.

Hugo Loss colecionou antipatias na gestão Bolsonaro, a começar pelo próprio ex-presidente. A realização de ações de fiscalização contra madeireiros na Amazônia desagradou o antigo mandatário, que chegou a prometer que tomaria providências para evitar novas operações, em especial a apreensão e destruição de maquinários. Um ex-ministro do meio ambiente da gestão passada também atuou, junto com o ex-presidente do IBAMA Eduardo Bim, para enfraquecer os esforços de fiscalização e reduzir significativamente o número e a abrangência das ações antidesmate.

“Se comprovado, esse fato se configura como mais um capítulo do processo de aparelhamento e desestruturação das instituições e de perseguição que os servidores públicos do meio ambiente sofreram durante o governo Bolsonaro”, disse Loss a’O Globo. “Fiquei 414 dias impedido de ir para a Amazônia após as ações de combate ao garimpo e grilagem em Terras Indígenas”.

Em tempo: A Polícia Civil de Roraima expediu um mandado de prisão contra o ex-senador Telmário Mota sob a acusação de ter ordenado o assassinato de Antônia Araújo de Sousa, mãe de uma filha dele, em 29 de setembro em Boa Vista. Os agentes não localizaram o ex-parlamentar, que estava foragido até o começo da noite de ontem.

Telmário foi um dos principais defensores da política antiambiental do governo Bolsonaro no Congresso, defendendo interesses de madeireiros e garimpeiros na Amazônia. Ele chegou a apresentar um projeto de lei que proibiria a destruição de maquinário utilizado por criminosos ambientais pelos órgãos de fiscalização.

Em 2021, Telmário também foi alvo do inquérito que acusava um ex-ministro do meio ambiente do governo Bolsonaro de crimes ambientais, organização criminosa e advocacia administrativa ao favorecer um esquema criminoso de venda de madeira de origem ilegal.

g1 e O Globo, entre outros, repercutiram a notícia.

 

ClimaInfo, 31 de outubro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.