Índia impõe restrições para conter níveis “apocalípticos” de poluição do ar

Índia poluição do ar
Ravi Sharma

Nova Deli enfrenta mais uma crise de poluição atmosférica, com níveis de poluentes superando em 30 vezes os limites recomendados pela Organização Mundial da Saúde.

Os indianos voltam a enfrentar um problema que tem se tornado corriqueiro no país mais populoso do planeta – a poluição atmosférica. A situação se agravou nas últimas semanas, com os indicadores de qualidade do ar apontando para índices que superam – e muito – os limites de segurança à saúde humana.

Na semana passada, o governo da Índia criou uma “sala de guerra verde”, reunindo diversos órgãos regionais para combater a poluição e restringir atividades que possam contribuir para sujar os céus de Nova Deli. O próprio secretário de meio ambiente da capital indiana, Gopal Rai, deu o tom da gravidade da situação. “É uma emergência de poluição, um apocalipse aéreo”, disse, citado pela Euronews.

A articulação mira principalmente a queima de resíduos agrícolas, tida como responsável por um quarto da poluição que cobre Nova Deli e seus 20 milhões de habitantes. Na última 3ª feira (7/11), a Suprema Corte da Índia ordenou que as autoridades dos estados vizinhos interrompam o uso do fogo. No entanto, como assinalou a Reuters, medidas como essa têm efeito limitado, já que as autoridades estatais não conseguem impedir a prática pelos agricultores.

Outro problema que dificulta o combate à poluição é a disputa entre partidos e grupos políticos. A Economist observou que o governo de Nova Deli é dirigido pelo Partido Aam Aadmi (AAP), adversário do Partido Bharatiya Janata (BJP) que comanda o governo indiano sob o primeiro-ministro Narendra Modi. Além de se perder em picuinhas políticas, as autoridades jogam no colo do rival a responsabilidade pela redução da poluição atmosférica.

“A emergência aérea anual em Deli não é um problema novo, nem surge sem aviso prévio. O fracasso repetido do governo em proteger as pessoas da exposição ao ar perigoso corre o risco de violar os seus Direitos Humanos à vida e à saúde. O custo humano da poluição atmosférica deve ser evitado a todo custo”, declarou Ann Harrison, conselheira climática da Anistia Internacional.

A situação em Nova Deli foi amplamente abordada na imprensa, com matérias na Al-Jazeera, Associated Press, BBC, Bloomberg, CNBC, Guardian e NBC News, entre outros.

 

ClimaInfo, 10 de novembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.