Clima extremo 3: com mudança climática e El Niño, Nordeste terá seca muito forte no próximo ano

Ela Niño 2023 seca Nordeste
Wikimedia Commons

De acordo com o climatologista Carlos Nobre, a junção de crise climática e El Niño deve causar uma seca forte no semiárido nordestino em 2024.

O Semiárido do Nordeste deve experimentar condições ainda mais secas em 2024. A projeção é do cientista Carlos Nobre, da Universidade de São Paulo, que apontou para os efeitos do fenômeno El Niño entre os meses de fevereiro e maio, período chuvoso no interior nordestino.

“Como vamos ter El Niño muito forte no começo de 2024, nós já podemos prever uma seca muito forte no Nordeste, também porque o Atlântico está muito quente. Ele induz seca no Nordeste mesmo quando não tem El Niño. E a temperatura do oceano está batendo recorde ao norte da linha do Equador”, explicou Nobre ao Valor.

Já nos Centro-Oeste e Sudeste, os dados ainda não permitem prever como será a estação chuvosa. “Até agora, não foi possível desenvolver um modelo que possa predizer onde a linha do zero passa. Abaixo do zero, muita chuva, acima do zero, muito seco”, disse Nobre. De toda forma, para o climatologista, se houver seca, não será tão intensa como aquela experimentada no Norte e Nordeste. O Correio Braziliense também abordou essas projeções.

Na Amazônia, o El Niño já intensificou as condições secas e pode reduzir o volume de chuva durante a temporada chuvosa. “A gente já vem de uma estação seca muito severa que causou um estresse hídrico muito forte. A Amazônia não vai ser capaz de reduzir esse estresse hídrico a contento, o que vai levar a uma época seca ainda pior”, explicou ao Poder360 Ane Alencar, diretora de ciência do IPAM.

O cenário é dramático na região do Marajó. O g1 destacou o drama de moradores da ilha que sofrem com a falta de água, bem como o sofrimento de animais que estão morrendo no leito dos rios ressecados. “Uma vida tão difícil sem água para fazer as coisas, para a gente beber, para as crianças beberem, até para os animais está difícil”, lamentou a moradora Aurilene Alato Lima.

 

ClimaInfo, 21 de novembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.