COP28 chama a atenção, mas empresas brasileiras seguem distantes de negociações climáticas

COP28 empresas brasileiras
Danilo Verpa/Folhapress

Pesquisa de consultoria mostra que grande parte das empresas brasileiras está interessada na COP28, mas não se engajou nas discussões e não estará no evento. 

A maior parte dos diretores de empresas brasileiras sabe o que é a Conferência do Clima de Dubai (COP28) e até teria algum interesse em se envolver nas discussões, mas não planeja participar do evento. Uma pesquisa da Fundamento Análises com 311 executivos, a maior parte envolvida com temas de sustentabilidade, mostrou o baixo engajamento do grupo.

Entre os entrevistados, 91% disseram que nunca participaram de Conferências do Clima nem enviaram representantes para essas discussões. Neste ano, apenas 54 empresas entrevistadas (17,4% do total) disseram que participarão da COP28, mas outras 243 companhias (78,1%) não têm planos para o evento.

O déficit é ainda maior se considerarmos que uma parcela das empresas consultadas – mais de 130 – sequer respondeu à pesquisa, a despeito de estarem envolvidas com iniciativas de sustentabilidade e ESG. Segundo a consultoria, esses dados mostram que “há a necessidade de maior conscientização corporativa, alinhamento estratégico interno e valorização dos riscos ambientais e sua prevenção no planejamento e na visão de futuro de parte das empresas”.

A pesquisa mostrou também as expectativas dos executivos brasileiros para a COP28. Para 48% dos entrevistados, os resultados da conferência podem afetar seus negócios, exigindo algum tipo de adaptação ou resposta das empresas. Já para 22% dos executivos, o impacto potencial da COP em suas companhias é menos evidente. Por fim, 13% estão céticos quanto aos efeitos em seus negócios.

“A participação nos debates climáticos ainda é restrita e incipiente, e o nível de preparação das empresas que vão participar é distante do ideal”, explicou Adriana Panzini, da Fundamento Análises, ao Valor.

Folha e Meio & Mensagem também abordaram os principais pontos da pesquisa.

 

ClimaInfo, 24 de novembro de 2023.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.