Demanda global por petróleo deve subir em 2025, prevê OPEP

17 de janeiro de 2024
OPEP demanda petróleo 2024
John Cameron / Unsplash

Cartel de países exportadores de petróleo prevê abrandamento do ritmo de crescimento da demanda por petróleo em 2025 e contesta perspectiva de “pico” nesta década.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) divulgou suas projeções para o mercado internacional de petróleo em 2025. Por um lado, a expectativa é de que a demanda por combustíveis fósseis siga aumentando neste ano; por outro, o ritmo desse crescimento deve diminuir em comparação com os últimos anos.

Segundo a OPEP, a demanda deve crescer cerca de 1,8 milhão de barris por dia (bpd) no próximo ano, número inferior aos 2,2 milhões de bpd esperados para 2024. O cartel também prevê uma expansão da oferta de 1,3 milhão de bpd, o que significa que os mercados petrolíferos deverão permanecer em déficit até o final de 2025.

Esse cenário deixa os países exportadores, liderados pela Arábia Saudita, em uma posição privilegiada para influenciar os preços internacionais. Isso porque o cartel já concordou em realizar novos cortes na produção ao longo de 2024, de forma a manter os preços altos no mercado global.

Essa posição também dá fôlego à OPEP para contestar análises recentes que apontam para um possível pico da demanda global por petróleo até o final dos anos 2020. Em artigo divulgado nesta 4ª feira (17/1), o secretário-geral da entidade, Haitham Al-Ghais, minimizou essa possibilidade, classificando-a como uma ilusão.

“Repetidas vezes, o petróleo desafiou as expectativas em relação aos picos. A lógica e a história sugerem que continuará a fazê-lo”, argumentou o chefe da OPEP, ignorando – ou desafiando – as recomendações da ciência climática e a decisão recente dos países na COP28 de Dubai na qual se comprometeram a “se distanciar dos combustíveis fósseis”.

As projeções da OPEP foram abordadas por Bloomberg, Oil Price, Valor, Reuters e Wall Street Journal, entre outros veículos.

 

ClimaInfo, 18 de janeiro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar