Califórnia: com ventos fortes e tempestades, autoridades alertam para risco de morte

ventos Califórnia
reprodução usatoday.com

Mais de 500.000 imóveis estavam sem energia na 2ª feira, principalmente nas partes norte e central do estado, e quedas de árvores mataram duas pessoas.

Um “rio atmosférico” está assolando a Califórnia, com chuvas torrenciais, ventos fortes e inundações repentinas potencialmente fatais. Os meteorologistas destacaram o sul do estado como um raro “alto risco” de enchentes repentinas, já que a tempestade já despejou vários centímetros de chuva em toda a região no domingo, explica a Fox. O “alto risco” é o mais alto grau na escala de ameaça de enchentes repentinas da Administração Atmosférica e Oceânica Nacional dos Estados Unidos (NOAA, sigla em inglês) e só é emitido sob as previsões de enchentes mais terríveis.

O governador Gavin Newsom declarou estado de emergência para os condados de Los Angeles, Orange, Riverside, San Bernardino, San Diego, San Luis Obispo, Santa Barbara e Ventura, segundo o Sky News. “Esta é uma tempestade grave com impactos perigosos e potencialmente fatais. Preste atenção a quaisquer ordens de emergência ou alertas das autoridades locais”, disse Newson.

Cerca de 38 milhões de pessoas estão cobertas por alertas de inundação. Mais de 500.000 clientes estavam sem energia na Califórnia na 2ª feira (5/2), principalmente nas partes norte e central do estado, destaca a NBC.

As fortes chuvas levaram a evacuações nos condados de Santa Barbara e Ventura, e os bombeiros resgataram 16 pessoas em uma rua em Los Angeles. Pelo menos duas pessoas morreram em quedas de árvores associadas ao mau tempo.

Guardian, New York Times, BBC, CNN, Independent, ABC, Reuters, AP, CBS, CNN, USA Today, Weather Channel e Axios também repercutiram os efeitos dos eventos extremos na Califórnia.

 

ClimaInfo, 6 de fevereiro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.