Paris triplica taxa de estacionamento de SUVs para reduzir poluição do ar

Paris estacionamento SUVs
reprodução vídeo SUVs

Quase 55% dos parisienses aprovaram proposta para aumentar preço para 18 euros por hora no centro da cidade, o triplo do cobrado de veículos menores.

Andar por Paris num veículo grande, do tipo SUV, e tentar estacioná-lo em uma das ruas da capital da França vai doer no bolso. Em plebiscito realizado no domingo (4/2), 54,55% dos moradores da cidade que foram às urnas concordaram com a proposta da prefeitura de triplicar o valor cobrado desses carros, que passarão a pagar 18 euros por hora por uma vaga no centro de Paris, o triplo do que é cobrado de veículos menores. Em áreas periféricas o valor será um pouco menor, 12 euros.

A Bloomberg destaca que a prefeita de Paris, Anne Hidalgo , fez da capital francesa uma líder em medidas de proteção climática urbana e de saúde antipoluição. Além de reduzir significativamente o espaço ocupado pelos carros – muitas vezes frustrantes para os motoristas – ela pretende fazer de Paris uma “cidade de 15 minutos”, onde as pessoas possam alcançar a maioria das necessidades diárias a pé ou de bicicleta nesse período.

“Os parisienses fizeram uma escolha clara… outras cidades vão segui-la”, disse Anne. A prefeita descreveu a medida para restringir a presença de SUVs via aumento dos preços do estacionamento como “uma forma de justiça social”. Ela disse que o objetivo era atingir deliberadamente os motoristas mais ricos de carros caros, pesados ​​e poluentes, que ainda não tinham feito mudanças no seu comportamento para enfrentar a crise climática, explica o Guardian.

O novo valor de estacionamento se aplica a veículos com peso superior a 1,6 toneladas, ou 2 toneladas, no caso de veículos 100% elétricos. Segundo o France24, pessoas que vivem ou trabalham em Paris, motoristas de táxi, comerciantes, profissionais de saúde e pessoas com deficiência ficarão isentos.

Associações ambientalistas apoiam a mudança, ressaltando as altas emissões de gases de efeito estufa dos SUVs, assim como o uso dos espaços públicos e questões de segurança no trânsito. Segundo as autoridades municipais, SUVs são duas vezes mais fatais para pedestres do que carros normais, de acordo com o DW.

Assim como em outros países, os SUVs são especialmente populares na França. Segundo a associação de proprietários de automóveis da França 40 Millions d’Automobilistes – que, obviamente, critica as novas taxas de estacionamento –, eles representaram a metade dos novos registros no primeiro semestre de 2023.

g1, Band, SBT, O Globo, Exame, CNN, AP, BBC, New York Times e Sky News noticiaram a aprovação do estacionamento mais caro em Paris para SUVs.

 

ClimaInfo, 6 de fevereiro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.