Área global de recifes de coral é maior do que se pensava, revela novo estudo

recifes de coral
The Conversation

Para pesquisadores, os novos dados vão permitir que cientistas, conservacionistas e responsáveis por políticas públicas entendam e gerenciem melhor os sistemas de recifes nos oceanos.

Uma boa notícia vinda dos mares: a área total do planeta coberta por recifes de coral é maior do que se pensava. São cerca de 348 mil km2 da superfície do globo – uma área equivalente ao estado de Goiás. Estimativas anteriores indicavam uma área de 154 mil km2 a 301 mil km2.

Os novos números são de um estudo de pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, publicado no Cell Reports Sustainability. É a avaliação mais abrangente e de alta resolução já feita sobre os recifes de corais, destaca a Bloomberg, em matéria traduzida pela Folha.

A pesquisa utilizou mais de 100 trilhões de pixels de imagens detalhadas dos satélites Sentinel-2 e da constelação Dove CubeSat da Planet, além de um conjunto de dados fornecidos por 480 fontes diferentes. Essas informações foram utilizadas para treinar uma máquina capaz de classificar a presença de recifes em diferentes profundidades.

Os cientistas mapearam um total de 348.361 km2 de recifes de coral até cerca de 15 metros de profundidade da água. Essa área inclui superfícies duras como coral e rocha, bem como superfícies macias como areia, entulho, lama ou ervas marinhas.

Cerca de um quarto da área total foi classificada como habitat de coral, onde se encontra coral duro de alta densidade. Os prados de ervas marinhas, que desempenham papel importante nos ecossistemas marinhos, cobrem 67.236 km2.

“Essa é a primeira representação precisa da distribuição e composição dos recifes de coral do mundo, com terminologia clara e consistente. Esses dados permitirão que cientistas, conservacionistas e responsáveis por políticas públicas entendam e gerenciem melhor os sistemas de recifes”, disse Mitchell Lyons, pesquisador da Universidade de Queensland e autor principal do estudo.

The Conversation e VOA News também trataram do assunto.

 

ClimaInfo, 22 de fevereiro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.