Pepita de ouro, desmatamento e sócio garimpeiro: o elo de Valdemar Costa Neto com a mineração

21 de fevereiro de 2024
desmatamento garimpo Valdemar Costa Neto
Valter Campanato / Agência Brasil

Polícia Federal investiga as conexões do presidente do PL, partido de Bolsonaro, com o garimpo ilegal; o político tem ligação antiga com a mineração.

A apreensão de uma pepita de ouro de origem suspeita na casa do ex-deputado Valdemar Costa Neto, presidente nacional do Partido Liberal (PL), devolveu à tona a relação antiga entre o político e o setor da mineração. Ex-sócio de mineradoras, ele chegou a ter uma de suas empresas condenadas por dano ambiental e mantém sociedade com um conhecido defensor do garimpo na região amazônica.

A pepita foi encontrada por agentes da Polícia Federal no último dia 8 no âmbito de uma operação que investiga as conexões do ex-presidente Jair Bolsonaro e seu entorno político com tentativas de golpe de estado depois das eleições presidenciais de 2022. O ouro foi avaliado em R$ 11,6 mil e, de acordo com peritos da PF, possui características que indicam procedência “direta da jazida, sem processamento, típico de atividade de garimpagem”. 

O De Olho nos Ruralistas lembrou a longa trajetória de Costa Neto com a mineração. Os primeiros registros, do começo dos anos 1970, indicam que o pai do político, Waldemar Costa Filho, foi sócio do empresário Fumio Horii em uma empresa que explorava caulim na região amazônica. Em 1996, o político fundou a VCN Mineração, empresa que foi condenada em 2021 pela degradação de uma área equivalente a 28 campos de futebol nas margens do rio Tietê, em Biritiba-Mirim, no interior de São Paulo.

Outra ligação empresarial de Costa Neto é com o militante pró-garimpo Francisco Jonivaldo Mota Campos, vulgo Joni Motta, um dos líderes do movimento “Garimpo é Legal”. Por meio da empresa Reflorestadora Holanda, subsidiária de um grupo holandês, a dupla se associou para um projeto de reflorestamento, mas o negócio não foi adiante depois da matriz europeia ser processada por fraude.

Além das conexões empresariais, o presidente do PL também é próximo de grupos políticos e econômicos que defendem a mineração, especialmente na região amazônica. Um exemplo disso é o empresário Rodrigo Mello, mais conhecido como Rodrigo Cataratas: indiciado em janeiro pela PF sob a acusação de envolvimento em ataques contra veículos do IBAMA em Roraima, ele foi candidato a deputado federal nas últimas eleições pelo partido.

Sem falar, claro, no próprio ex-presidente Jair Bolsonaro. Filiado ao PL desde 2021 e candidato derrotado à reeleição pelo partido na votação de 2022, Bolsonaro se notabilizou pela defesa estridente do garimpo, o que se refletiu no desmonte da fiscalização ambiental. Além da explosão do desmatamento amazônico, essa antipolítica ambiental também resultou em ataques aos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, especialmente na Terra Indígena Yanomami.

((o)) eco e UOL também abordaram as conexões de Valdemar Costa Neto com a mineração e o garimpo ilegal.

 

 

ClimaInfo, 20 de fevereiro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar