Acre decreta emergência em 17 cidades por causa das chuvas

Acre-emergência-chuva
Reprodução/Secom Acre

Água vinda do Alto Acre preocupa autoridades da capital, Rio Branco, enquanto mais de 11 mil pessoas já deixaram suas casas em todo o estado.

Sofrendo com fortes chuvas, dezessete dos 22 municípios do Acre entraram em emergência na 2ª feira (26/2), por causa da cheia de rios e igarapés. A inundação provocada pelo rio Acre já fez com que mais de 11,2 mil pessoas deixassem suas casas. Eram 5.578 desabrigados e 5.703 desalojados, segundo o governo do estado.

O decreto reconhecendo a situação de emergência consta no Diário Oficial da União (DOU) de domingo (25). A medida também havia sido publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), informa o g1.

Na manhã de 3ª feira (27/2), o rio Acre alcançou a cota de 16,20 metros na capital do estado, Rio Branco. Em comparação a medição realizada às 18 horas do dia anterior (16,08 m), o ritmo de subida do curso d’água era de 1 centímetro a cada hora. E com o manancial mais de 2 m acima da cota de transbordamento, cada centímetro representa muita água e mais famílias desabrigadas, destaca o ac24horas.

A região Norte, à exceção de Roraima, castigada por uma estiagem extrema e incêndios, vem sofrendo com chuvas intensas, que estão provocando cheias nos rios e inundando cidades desde 21 de fevereiro. E foram as áreas da divisa do Amazonas com o Acre que alcançaram os maiores volumes de precipitações.

Segundo o governo acreano, a situação é mais grave nos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Jordão, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Tarauacá e Xapuri. Desses, Jordão está na situação mais crítica, segundo o Poder 360. O município, de pouco mais de 9.000 habitantes, teve 80% da população atingida pelas águas do rio Tarauacá.

Além de desabrigar e desalojar pessoas, as inundações estão provocando outras situações dramáticas. Em Jordão, uma moradora da zona rural da cidade entrou em trabalho de parto e deu à luz um menino prematuro no prédio da Secretaria de Assistência Social do município, onde foi montada uma unidade de saúde provisória, de acordo com o g1. E 30 pacientes em tratamento de hemodiálise da região do Alto Acre tiveram que viajar em canoas de Epitaciolândia a Brasiléia para que não tivessem seus tratamentos interrompidos, relata o g1.

E as tempestades não devem dar trégua. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta laranja para pancadas de chuva acima de 50 mm por dia na região Norte até a próxima 2ª feira (4/3). O órgão classificou a situação como perigosa. A previsão é de raios, rajadas de vento e trovoadas.

Carta Capital, Metrópoles, TV Cultura e Agência Brasil também noticiaram as chuvas no Acre e a situação de emergência em várias cidades do estado.

 

 

ClimaInfo, 28 de fevereiro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.