Acre decreta emergência em 17 cidades por causa das chuvas

27 de fevereiro de 2024
Acre-emergência-chuva
Reprodução/Secom Acre

Água vinda do Alto Acre preocupa autoridades da capital, Rio Branco, enquanto mais de 11 mil pessoas já deixaram suas casas em todo o estado.

Sofrendo com fortes chuvas, dezessete dos 22 municípios do Acre entraram em emergência na 2ª feira (26/2), por causa da cheia de rios e igarapés. A inundação provocada pelo rio Acre já fez com que mais de 11,2 mil pessoas deixassem suas casas. Eram 5.578 desabrigados e 5.703 desalojados, segundo o governo do estado.

O decreto reconhecendo a situação de emergência consta no Diário Oficial da União (DOU) de domingo (25). A medida também havia sido publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), informa o g1.

Na manhã de 3ª feira (27/2), o rio Acre alcançou a cota de 16,20 metros na capital do estado, Rio Branco. Em comparação a medição realizada às 18 horas do dia anterior (16,08 m), o ritmo de subida do curso d’água era de 1 centímetro a cada hora. E com o manancial mais de 2 m acima da cota de transbordamento, cada centímetro representa muita água e mais famílias desabrigadas, destaca o ac24horas.

A região Norte, à exceção de Roraima, castigada por uma estiagem extrema e incêndios, vem sofrendo com chuvas intensas, que estão provocando cheias nos rios e inundando cidades desde 21 de fevereiro. E foram as áreas da divisa do Amazonas com o Acre que alcançaram os maiores volumes de precipitações.

Segundo o governo acreano, a situação é mais grave nos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Jordão, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Tarauacá e Xapuri. Desses, Jordão está na situação mais crítica, segundo o Poder 360. O município, de pouco mais de 9.000 habitantes, teve 80% da população atingida pelas águas do rio Tarauacá.

Além de desabrigar e desalojar pessoas, as inundações estão provocando outras situações dramáticas. Em Jordão, uma moradora da zona rural da cidade entrou em trabalho de parto e deu à luz um menino prematuro no prédio da Secretaria de Assistência Social do município, onde foi montada uma unidade de saúde provisória, de acordo com o g1. E 30 pacientes em tratamento de hemodiálise da região do Alto Acre tiveram que viajar em canoas de Epitaciolândia a Brasiléia para que não tivessem seus tratamentos interrompidos, relata o g1.

E as tempestades não devem dar trégua. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta laranja para pancadas de chuva acima de 50 mm por dia na região Norte até a próxima 2ª feira (4/3). O órgão classificou a situação como perigosa. A previsão é de raios, rajadas de vento e trovoadas.

Carta Capital, Metrópoles, TV Cultura e Agência Brasil também noticiaram as chuvas no Acre e a situação de emergência em várias cidades do estado.

 

 

ClimaInfo, 28 de fevereiro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar