Carros elétricos viram tema de disputa eleitoral nos EUA

Carros elétricos disputa eleitoral EUA
さかおり / WikimediaCommons

Enquanto Joe Biden destaca os novos incentivos para a compra de carros elétricos nos EUA, Donald Trump fala em “banho de sangue” por concorrência chinesa.

A polêmica da vez na disputa pela presidência dos Estados Unidos tem como pano de fundo um elemento que, até pouco tempo atrás, sequer estava na agenda política dos candidatos – os veículos elétricos. Como em praticamente todos os temas do debate público, os dois principais candidatos à Casa Branca – o atual presidente, Joe Biden, e seu antecessor, Donald Trump – adotaram discursos e propostas diametralmente opostas.

Para o democrata Biden, a eletrificação da frota automotiva é o “carro-chefe” de sua estratégia de ação climática, transformada em política pública através do Ato de Redução da Inflação (IRA) aprovado pelo Congresso norte-americano. Os incentivos aplicados às montadoras e aos consumidores permitiram um crescimento das vendas de modelos elétricos nos últimos anos.

Já o republicano (e negacionista da crise climática) Trump menospreza qualquer benefício dessa tecnologia. Mais do que isso, acusa o governo norte-americano de “matar” a indústria automobilística do país ao incentivar as vendas de carros elétricos, privilegiando as montadoras chinesas.

Esse menosprezo ganhou tons sangrentos, por assim dizer, no último final de semana. Durante um comício em Michigan, enquanto criticava a falta de apoio dos sindicatos de trabalhadores da indústria automobilística à sua candidatura, Trump disse que os EUA assistirão a um “banho de sangue” caso ele não seja eleito presidente na votação de novembro.

A fala teve uma péssima repercussão, especialmente por ter saído truncada no discurso de Trump. O candidato republicano se defendeu depois, afirmando que o termo seria uma figura de linguagem para explicar as consequências de sua eventual derrota para a indústria automobilística dos EUA.

“Como seu discurso foi tão desarticulado, torna-se difícil saber se ele [Trump] estava ameaçando os trabalhadores da UAW [United Auto Workers, o maior sindicato de trabalhadores da indústria automobilística dos EUA], os fabricantes de automóveis ou a nação como um todo”, disse ao NY Times a pesquisadora Jennifer Mercieca, autora de um livro sobre a retórica demagógica de Trump. “Em certo sentido, isso não importa porque Trump estava ameaçando tudo de uma vez”.

De qualquer forma, Trump parece nadar contra a correnteza nesse tema. Os incentivos do IRA à eletrificação automotiva atraíram a atenção de montadoras e consumidores, resultando em uma queda significativa do preço desses veículos no mercado norte-americano. O Washington Post destacou o barateamento dos carros elétricos, que já se equiparam aos valores dos modelos convencionais a combustão. O Estadão traduziu a matéria.

Em tempo: Enquanto isso, do outro lado do Atlântico, os carros elétricos também viraram um tema polêmico entre os alemães. Como explicou Daniela Chiaretti no Valor, o desaquecimento da maior economia da União Europeia permitiu que grupos mais radicais transformassem as políticas verdes do governo de Olaf Scholz em “bode expiatório” da crise. A frustração é tamanha que várias cidades da Alemanha vêm registrando atos de vandalismo contra carros elétricos. O playbook da extrema-direita alemã, que mistura ansiedade econômica com desconhecimento, é o mesmo utilizado por Trump nos EUA: ela acusa os carros elétricos de “acabar” com a indústria automobilística do país, beneficiando os interesses da China.

 

 

ClimaInfo, 20 de março de 2024.

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