EUA anunciam US$ 6 bilhões para redução de emissões na indústria

26 de março de 2024
EUA redução de emissões indústria
Easy-Peasy.AI

O governo de Joe Biden destinará recursos para descarbonização de instalações industriais nos EUA, especialmente nas áreas de cimento, ferro e aço, e de alimentos. 

Os Estados Unidos deverão destinar até US$ 6 bilhões nos próximos meses para financiar projetos de descarbonização de instalações industriais, anunciou a Casa Branca nesta 2ª feira (25/3). A medida, que faz parte do pacote climático aprovado no âmbito da Lei de Redução da Inflação (IRA), beneficiará em especial as indústrias com maior pegada de carbono, como metalurgia, siderurgia, cimento e alimentação.

De acordo com o Departamento de Energia dos EUA, os recursos serão destinados a 33 projetos em 20 estados norte-americanos. Ao todo, a expectativa é de que eles viabilizem uma redução de mais de 14 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono (CO2) por ano, o que equivale às emissões anuais de 3 milhões de automóveis a combustão.

Como destacou o Guardian, o setor industrial é responsável por cerca de 1/4 das emissões norte-americanas de gases de efeito estufa e representa um dos principais obstáculos para a descarbonização da indústria do país, por conta do uso intensivo de energia. A iniciativa é a primeira do governo dos EUA para enfrentar esse desafio na indústria.

“Graças à estratégia industrial do presidente Joe Biden, estamos fazendo o maior investimento em descarbonização industrial na história dos EUA”, afirmou a secretária de energia, Jennifer Granholm. “Estes investimentos reduzirão as emissões destes setores difíceis de descarbonizar e garantirão que as empresas e os trabalhadores norte-americanos permaneçam na vanguarda da economia global”.

O anúncio acontece em meio a um esforço da Casa Branca para divulgar as “credenciais verdes” de Biden na corrida pela reeleição à Presidência dos EUA. O atual presidente vem destacando o IRA e outras iniciativas climáticas de sua gestão, além de apontar o negacionismo de seu adversário e antecessor, o ex-presidente Donald Trump. 

Mais recentemente, os dois lados se envolveram em uma disputa de narrativas sobre os veículos elétricos, um dos principais carros-chefes da política climática de Biden. Enquanto o presidente democrata defende a adoção dessa tecnologia na frota automotiva norte-americana, o candidato republicano apela para comparações “sangrentas”, por assim dizer, para espalhar medo e desinformação sobre o assunto.

ABC News, Associated Press, Axios, Bloomberg, Financial Times, NY Times, Reuters e Washington Post, entre outros, repercutiram a notícia.

 

 

ClimaInfo, 26 de março de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar