Governo demarcará seis novas Terras Indígenas em abril, diz Guajajara

10 de abril de 2024

Sob cobrança de organizações e lideranças indígenas, governo federal prepara entrega de meta inicial de homologação de 14 novas áreas, prevista em plano de transição.

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, confirmou nesta 4ª feira (10/4) que o governo federal está finalizando os últimos detalhes para anunciar a demarcação de seis novas Terras Indígenas até o final de abril. A declaração foi feita em Oxford, no Reino Unido, durante um evento sobre empreendedorismo social. g1, SBT e Valor abordaram a notícia.

Os novos territórios demarcados se somam aos oito anunciados no ano passado, o que finalmente permitirá ao governo cumprir sua meta inicial de homologar 14 novas áreas indígenas. Esses territórios constavam no programa de transição de governo, com pendências mínimas para a conclusão da demarcação.

“Ano passado, nós demarcamos os oito territórios indígenas. Temos ainda um passivo muito grande no Brasil de territórios a serem reconhecidos. Foram apenas 11 territórios em dez anos, e agora, nós conseguimos em um ano homologar oito”, afirmou Guajajara. “[A demarcação de Terras Indígenas] segue sendo a prioridade número um dos Povos Indígenas no Brasil”.

A lentidão do governo federal para homologação tem sido criticada por organizações e lideranças indígenas. A ministra dos Povos Indígenas pontuou que a aprovação do marco temporal para demarcação de Terras Indígenas, no final do ano passado, forçou uma reanálise dos processos que poderiam ser afetados pela nova legislação, e que podem ser alvo de judicialização.

Enquanto isso, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, equipes das Forças Armadas, Polícia Federal e IBAMA realizaram na última 3ª feira (9) a primeira intervenção sob a nova fase da Operação Catrimani, iniciada neste mês. Os agentes detiveram um suspeito e destruíram um helicóptero que estava sendo utilizado para transportar mantimentos e cargas do garimpo ilegal. O Estadão deu mais detalhes.

Ainda sobre a Terra Yanomami, a Agência Pública destacou as dificuldades do Ministério da Saúde para ampliar a cobertura vacinal dos indígenas Yanomami. A ministra Nísia Trindade confirmou números de um plano de ação elaborado pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y) que prevê aumentar a vacinação para abranger 70% das crianças menores de um ano de idade em 2027 e reduzir em 30% a taxa de mortalidade infantil por causas evitáveis.

 

ClimaInfo, 11 de abril de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar