Planeta bate recorde de calor pelo 10º mês consecutivo em março

Planeta recorde calor março
coolingthecommons

As temperaturas globais em março foram 0,1oC superiores ao recorde anterior para o mês e 1,68oC acima da média pré-industrial, segundo o observatório Copernicus.

Mais um mês, mais um recorde histórico de calor na Terra. De acordo com o observatório europeu Copernicus, as temperaturas globais da superfície em março passado foram 0,1oC mais altas do que o recorde anterior para o mesmo mês, de 2016. A temperatura média em março foi 1,68oC mais quente do que a média histórica pré-industrial (1850-1900) para o mês.

Assim, o último mês foi o 10º seguido com calor recorde, uma marca que preocupa os climatologistas. Considerando os últimos 12 meses (abril de 2023 a março de 2024), a temperatura média global na superfície é a mais alta já registrada, cerca de 0,70oC acima da média de 1991-2020 e 1,58oC acima da média pré-industrial.

Os termômetros registraram temperaturas mais altas na Europa, no leste da América do Norte, na Groenlândia, no leste da Rússia, na América Central, em partes da América do Sul, no sul da Austrália e em partes da Antártica e da África. Já a temperatura média da superfície do mar em março ficou em 21,07oC, a mais alta já registrada até hoje, e ligeiramente superior à registrada em fevereiro (21,06oC).

“Março de 2024 continua a sequência de quedas de recordes climáticos tanto para a temperatura do ar como para as temperaturas da superfície dos oceanos, com o 10º mês consecutivo de novos recordes. A temperatura média global é a mais alta já registrada”, afirmou Samantha Burgess, diretora-adjunta do serviço climático do Copernicus. “Para contermos um aquecimento maior, precisamos de reduções rápidas nas emissões de gases de efeito estufa”.

A alta das temperaturas médias globais foi destacada por diversos veículos, com matérias na AFP, Associated Press, CNBC, Euronews, Guardian, Independent e Reuters, além de Estadão, Folha, g1 e O Globo.

ClimaInfo, 10 de abril de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.