Clima extremo: sob grave seca, Bogotá decreta racionamento de água

grave seca Bogotá racionamento de água
Pedro Szekely/Flickr

Seca atual é a pior desde os anos 1980 na Colômbia; presidente Gustavo Petro destaca que a situação deve piorar com as mudanças do clima.

Um dos países com o maior potencial hídrico do planeta, a Colômbia vem experimentando uma situação completamente diferente nos últimos meses. As altas temperaturas e a redução das chuvas, provocadas em particular pelo fenômeno El Niño, deixaram o país sul-americano em uma situação de escassez hídrica inédita em sua história.

Na semana passada, o governo colombiano decretou racionamento de água na região metropolitana de Bogotá, onde vivem cerca de 10 milhões de pessoas, um quinto da população do país. Os reservatórios que abastecem a capital colombiana estão em seu pior nível desde a década de 1980.

O racionamento deixará a população, dividida em nove setores, sem acesso à água em ciclos de 24 horas em um dia determinado da semana. A intenção das autoridades é reduzir o consumo das famílias em 11%. Não há prazo para o fim dessas medidas restritivas, que seguirão até que os índices dos reservatórios aumentem significativamente.

Para a população reduzir seu consumo de água, o prefeito de Bogotá, Carlos Fernando Galán, sugeriu que os casais passem a tomar banho juntos e que as pessoas intercalem dias com e sem banho. “Esse é um exercício educativo sobre economia de água. Essas mudanças comportamentais são fundamentais”, disse.

Já o presidente Gustavo Petro defendeu as medidas de racionamento, destacando que essas situações devem se tornar mais frequentes por conta das mudanças do clima. “Haverá secas piores do que a que estamos enfrentando”, afirmou, citado pela AFP.

Petro também criticou o impacto da agricultura e da mineração no uso dos recursos hídricos, classificando de “saque” que prejudicou os interesses da população colombiana em favor do capital privado. “Isso é absurdamente irracional no meio de uma crise climática que irá piorar devido ao crescente consumo de carvão e petróleo nas sociedades ricas do Norte Global” disse. 

BBC, CNN, Guardian e Reuters, entre outros, repercutiram a situação da seca e as medidas de racionamento hídrico na Colômbia.

 

 

__________

ClimaInfo, 15 de abril de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.