Azerbaijão define primeiros detalhes para a COP29 de Baku

Azerbaijão COP29 Baku
azertag.az

Financiamento climático será prioridade para a presidência azeri da próxima COP29; organizadores definem o estádio de Baku como espaço para as negociações climáticas deste ano.

A Presidência da próxima Conferência da ONU sobre Mudanças do Clima (COP29), a ser exercida pelo Azerbaijão, realizou sua primeira coletiva de imprensa na última 2ª feira (15/4) em Baku. Os representantes azeris, encabeçados pelo presidente designado da COP, Mukhtar Babayev, deram os primeiros detalhes sobre o evento e a estratégia que pretendem adotar para garantir uma conclusão bem-sucedida às conversas programadas para novembro.

A prioridade número um da presidência da COP29 é a negociação em torno das novas metas coletivas de financiamento climático. A discussão é central para o sucesso do próximo ciclo de compromissos nacionais de mitigação e adaptação, bem como para a estruturação do novo fundo de compensação para perdas e danos decorrentes da mudança climática.

“Já identificamos algumas posições-chave de certos grupos, tanto sobre o número como sobre a estrutura de uma possível decisão que surgirá em Baku”, disse o negociador-chefe da COP29, Yalchin Rafiyev, citado pela Bloomberg. “Nossa estratégia é explorar todas as possibilidades e todas as posições das Partes para ver qual seria o ‘local de pouso’ no final”.

Sobre os preparativos do Azerbaijão para receber a COP, Babayev destacou os esforços políticos do governo para se colocar como uma liderança internacional. O país, grande produtor de combustíveis fósseis, não tem um histórico muito vistoso quando o assunto é ação climática.

Por isso, nos últimos meses, as autoridades azeris vêm tentando reposicionar o país no cenário internacional do clima; um exemplo disso é a adesão de Baku ao Compromisso Global do Metano, que prevê um corte de 30% das emissões desse potente gás de efeito estufa até 2030.

Além disso, a Presidência da COP29 confirmou que a conferência acontecerá no Estádio de Baku, repetindo o que a Polônia fez em 2013 para receber a COP19 de Varsóvia. De acordo com Narmin Jarchalova, diretora de operações da COP, o espaço tem condições para sediar a Blue Zone, espaço oficial de negociação, e a Green Zone, área de exposição e debate público. A COP29 deve ser o maior evento já realizado no país.

Por outro lado, as autoridades azeris ainda não deram detalhes sobre a hospedagem em Baku. A única novidade é que as reservas serão feitas através de uma plataforma internacional única que será lançada “em breve”. A falta de leitos é uma preocupação de organizadores e participantes da COP, que temem uma repetição de preços abusivos e cancelamentos de última hora, como observado nas COP26 de Glasgow, na Escócia (2021), e COP27 de Sharm el-Sheikh, no Egito (2022).

O portal Azernews também repercutiu a coletiva de imprensa dos organizadores da COP29.

 

 

__________

ClimaInfo, 17 de abril de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.