Revista TIME coloca Marina Silva entre as 100 pessoas mais influentes do mundo em 2024

TIMES Marina Silva 100 pessoas mais influentes
Felipe Werneck/MMA/Divulgação

Ministra do Meio Ambiente foi única brasileira a integrar a lista neste ano, ganhando destaque na categoria “Líderes” e sendo apresentada como “uma mulher notável”.

“Hoje, como Ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática do Brasil, ela está reconstruindo a capacidade do país de deter o desmatamento ilegal desenfreado na Amazônia, missão que tem estado no centro de sua vida política e ativista. Contra todas as probabilidades, está corajosamente pressionando por uma transição doméstica de energia de combustíveis fósseis centralizados para energia renovável gerada localmente.”

É assim que Christiana Figueres, ex-secretária-executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, sigla em inglês), homenageia a ministra de Meio Ambiente do Brasil na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2024, elaborada pela TIME, divulgada na 4ª feira (17/4). Marina é a única brasileira a ser homenageada nesta edição, destacam Folha, ((o))eco, g1, CNN, TV Cultura, Exame, Correio Braziliense e UOL.

Nascida no Acre, com 66 anos, Marina é destaque na categoria “Líderes” da lista, que é organizada anualmente pelo periódico americano. Em novembro passado, a ministra já havia sido citada em outra lista da TIME, focada nas 100 lideranças climáticas mais influentes do planeta em 2023.

Christiana Figueres afirma ainda que Marina é uma mulher de “coragem profundamente fundamentada e tenacidade inabalável”. Integrante de uma família de seringueiros, aprendeu a ler e escrever quando era adolescente.

“Internacionalmente, Marina defende que reconsideremos nossas perspectivas limitadas sobre o que a proteção da natureza pode nos custar. Em vez disso, defende que abracemos uma compreensão mais abrangente do impacto econômico extraordinário e dos valores que a natureza oferece”, escreve a ex-secretária da UNFCCC.

No ano passado, a lista das 100 pessoas com maior influência segundo a TIME incluiu o presidente Lula. Na ocasião, ele também ganhou destaque por seu papel no combate às mudanças climáticas. Em 2022, foi a vez da atual ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, integrar a lista da revista.

 

 

__________

ClimaInfo, 19 de abril de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.