
Pesquisa mostra que nove em dez brasileiros reconhecem influência das mudanças do clima no seu dia-a-dia e que impactos são crescentes, e esperam prioridade política.
Os brasileiros estão percebendo cada vez mais os impactos das mudanças climáticas em suas vidas cotidianas. Uma pesquisa conduzida pela consultoria PwC e pelo Instituto Locomotiva, realizada antes do desastre climático no Rio Grande do Sul, indicou que a esmagadora maioria (87%) da população reconhece a influência da crise do clima em suas vidas.
O levantamento entrevistou 1.510 pessoas, homens e mulheres acima dos 18 anos, em várias regiões do Brasil, entre o final de março e o começo de abril. Os resultados mostram um reconhecimento generalizado por parte da população brasileira, em diferentes áreas geográficas e faixas sociais e de renda, da gravidade das mudanças climáticas e de seus efeitos sobre as comunidades, especialmente as mais pobres e vulneráveis.
Para 98% dos entrevistados, as famílias mais pobres, moradoras de bairros periféricos, e pequenos produtores rurais são os mais afetados pela crise climática. Já 86% concordaram que políticas de enfrentamento às mudanças do clima devem ser uma prioridade dos governos, percentual próximo dos 89% que disseram que as empresas devem adotar iniciativas climáticas.
A pesquisa também abordou como os efeitos das mudanças do clima estão afetando diretamente as pessoas. De acordo com o levantamento, 18% dos entrevistados afirmaram que já tiveram suas casas invadidas por enchentes, e 63% temem que isso possa acontecer no futuro. Já 38% disseram que já ficaram ilhados em casa ou em algum estabelecimento por conta de alagamentos e enchentes, sendo que 74% afirmaram temer esse risco.
“A crise climática não é mais o futuro, ela está acontecendo agora”, observou Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, ao Valor. “A responsabilidade de agir recai sobre todos: cidadãos, empresas e governos”. Ou, como diz o biólogo no Le Monde Diplomatique, “ao esbarrarmos na possibilidade de nossa extinção e abrirmos os olhos para o que dá significado à vida, percebemos que as escolhas do passado não precisam ser o caminho do futuro”.
A pesquisa também foi destacada pela Band, CNN Brasil e VEJA, entre outros.
ClimaInfo, 23 de maio de 2024.
Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.