EUA: Trump faz mais promessas ao Big Oil e democratas abrem investigação sobre pedido de doação de US$ 1 bi

27 de maio de 2024
Trump Big Oil
Thomas Levinson/The Daily Beast

Mesmo com investigação sobre promessas de facilidades em troca de doação de campanha, o candidato republicado à presidência dos EUA segue cortejando o Big Oil. 

Os comitês de orçamento e finanças do Senado dos EUA anunciaram na semana passada mais uma investigação legislativa sobre as promessas feitas pelo ex-presidente Donald Trump, candidato republicado nas eleições de novembro, a executivos da indústria de combustíveis fósseis. De acordo com reportagens, Trump teria prometido o desmonte das políticas climáticas da gestão de Joe Biden em troca da doação de US$ 1 bilhão para sua campanha presidencial.

Chefiados pela bancada democrata no Senado, os dois comitês estão requisitando esclarecimentos por parte de executivos e representantes do setor que participaram de um jantar de arrecadação feito por Trump em sua casa-resort em Mar-a-Lago, na Flórida.

“Repetidas vezes, tanto Trump como a indústria de petróleo e gás dos EUA provaram que estão dispostos a vender os cidadãos norte-americanos para encher os seus próprios bolsos”, afirmaram os senadores Sheldon Whitehouse e Ron Wyden. “Enquanto Trump canaliza dinheiro de campanha para os seus negócios e utiliza-o como um fundo secreto para pagar seus honorários advocatícios, as grandes petrolíferas têm feito lobby agressivo para proteger e expandir seus lucros”.

Esta é a 2ª investigação no âmbito do Congresso dos EUA sobre o tête-à-tête negacionista entre Trump e o Big Oil. O líder democrata no Comitê de Supervisão e Responsabilidade da Câmara, deputado Jamie Raskin, também encaminhou um pedido de esclarecimentos aos participantes do encontro. A diferença é que, no Senado, os democratas são a maioria, o que dá à nova investigação mais poderes do que o inquérito na Câmara, Casa controlada pelos republicanos.

As investigações, no entanto, parecem não ter incomodado o ex-presidente Trump. Segundo o Washington Post, o candidato republicano realizou outro encontro de campanha com executivos de petróleo em Houston (Texas) na última 4ª feira (22/5), onde fez mais promessas de desmonte das políticas climáticas e de benefícios à indústria dos combustíveis fósseis.

Entre as novas promessas, Trump sinalizou “aprovações imediatas” para projetos de infraestrutura energética em um eventual primeiro dia de governo, como a exploração de óleo e gás no Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Ártico (ANWR), no Alasca. Ele também voltou a pedir doações “generosas” para sua campanha, dessa vez sem citar valores. O Guardian também repercutiu a notícia.

A investigação contra Trump e o Big Oil no Senado dos EUA também foi destacada por Folha, Guardian e NY Times.

 

ClimaInfo, 28 de maio de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar