Com seca e calor, ONS coloca térmicas a gás fóssil de prontidão para gerar eletricidade

16 de julho de 2024
seca calor ONS térmicas gás fóssil gerar eletricidade
Pixabay

Possível acionamento da energia suja e cara das termelétricas fez a ANEEL estabelecer a cobrança de uma taxa extra nas contas de luz neste mês.

No início de julho, começou a valer a bandeira amarela nas contas de luz da população brasileira. A taxa extra, usada para bancar a eletricidade gerada pelas termelétricas a gás fóssil, mais cara e poluente, voltou a ser cobrada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) após mais de 2 anos de bandeira verde, que tem valor nulo. A decisão do órgão regulador se baseou nas previsões de seca e calor fora do normal, que afetam os reservatórios das hidrelétricas e aumentam o consumo de energia.

Agora, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) solicitou aos agentes que operam térmicas que estejam prontos para maximizar a geração no período seco, que costuma ir até novembro. A preparação envolve a reprogramação de manutenções agendadas e o aviso prévio de eventuais limitações dessas usinas no acesso a combustível – principalmente gás fóssil.

Segundo o ONS, no decorrer dos últimos meses a precipitação nas principais bacias hidrográficas com hidrelétricas integrantes do Sistema Interligado Nacional-SIN [rede básica de eletricidade que atende à grande maioria da população brasileira] tem sido “significativamente abaixo da média histórica”, detalha a Agência Infra.

Em 3 de julho, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) apresentou previsões pessimistas. Esse deve ser o julho mais seco no SIN em 94 anos, no pior dos cenários elaborados (54% das chuvas da média histórica). No cenário mais otimista, os estudos de vazão indicam afluência prevista de 64% da Média de Longo Termo (MLT), sendo o 3º menor valor em 94 anos.

Mudanças imprevistas nos regimes de chuvas e calor fora de época e excessivo têm causa: as mudanças climáticas. Que têm como principal responsável a queima de combustíveis fósseis, como o gás que alimenta as termelétricas. E os consumidores ainda são obrigados a pagar um preço maior para emitir mais gases-estufa. É o cachorro correndo atrás do próprio rabo.

Valor, Carta Capital, Poder 360, Canal Solar, InfoMoney e Investing.com também noticiaram a determinação do ONS para as térmicas.

 

 

__________

ClimaInfo, 17 de julho de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar