Calor no Hemisfério Norte: mais de 300 mortes suspeitas de relação com altas temperaturas são investigadas nos EUA

19 de julho de 2024
Calor Hemisfério Norte 300 mortes altas temperaturas EUA
PxHere

Altas temperaturas cobrem os EUA de leste a oeste, enquanto autoridades alertam para riscos do forte calor à saúde no centro e sul da Europa. 

Mais de 300 mortes suspeitas de estarem relacionadas à onda de calor recorde que abrange boa parte dos Estados Unidos estão sendo investigadas. Todas elas foram registradas em um único condado do Arizona, de acordo com a NBC News, sendo que quase 100 delas foram registradas em uma única semana, de 7 a 13 de julho.

A situação é preocupante em diversas localidades da porção continental dos EUA. A Bloomberg destacou o cenário na costa oeste do país. Em Los Angeles, na Califórnia, a expectativa é de que as temperaturas excedam os 44oC até a próxima 4ª feira (24/7). Alertas de calor excessivo também estão vigentes em Nevada, Arizona e Idaho. Outra área sob alerta de calor é a região de Miami, na Flórida. Nesta 5ª feira (18/7), a expectativa era de que os termômetros chegassem a 32oC, mas a sensação térmica superasse os 42oC. A notícia é da CBS News.

Já no Texas, a maior preocupação é com a interrupção do fornecimento de energia elétrica provocada pela passagem do furacão Beryl há mais de uma semana. Em muitas áreas do estado sulista, o fornecimento segue interrompido, prejudicando a condição de vida de quase 60 mil pessoas que sofrem agora com os efeitos do calor. Em Houston, a temperatura chegou a bater 43oC na última 4ª feira (16) e pelo menos uma morte provocada pelo calor foi confirmada. A BBC deu mais detalhes.

Do outro lado do Atlântico, o cenário é parecido. A bacia do Mediterrâneo segue torrando sob uma forte onda de calor que abrange desde a Península Ibérica até o Mar Negro. As autoridades da Grécia fecharam a Acrópole e outras atrações turísticas ontem por conta do forte calor. Na Itália, turistas foram incentivados a utilizar fontes públicas de água para se manterem hidratados em meio a temperaturas acima dos 35oC.

A expectativa é de que o clima siga quente no sul e no centro da Europa até o domingo (21), com temperaturas previstas para atingir o pico de 43oC. AFP, Associated Press, Bloomberg, CNN e Independent, entre outros, repercutiram os efeitos do forte calor na Europa.

 

 

__________

ClimaInfo, 19 de julho de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar