Em 25 anos, mortes por calor mais que dobraram nos Estados Unidos

28 de agosto de 2024
Em 25 anos, mortes por calor mais que dobraram nos Estados Unidos
Jason Mavrommatis/Unsplash

O país registrou mais de 21,5 mil mortes por calor nos últimos 25 anos, com óbitos anuais saltando 117% na comparação entre 1999 e 2023.

Um novo estudo publicado nesta semana na revista Journal of the American Medical Association (JAMA) estimou o número de mortes relacionadas ao calor nos Estados Unidos nos últimos 25 anos. O quadro é preocupante: nesse período foram registrados 21.518 óbitos no total. E na comparação entre o primeiro e o último ano, o número anual de mortes saltou de 1.069 em 1999 para 2.325 em 2023, uma alta de 117%.

Os dados foram obtidos a partir de registros do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC). Segundo a análise, de 1999 a 2016, o número de mortes relacionadas ao calor mostrou “variabilidade ano a ano”, com picos em 2006 e 2011. No entanto, depois de 2016, esse aumento tem ocorrido de forma constante, com cada ano registrando números superiores ao anterior.

Os estados do sudoeste do país são os que concentram a maior parte das mortes associadas às altas temperaturas. Cerca de 48% do total de óbitos registrados nos EUA entre 1999 e 2023 ocorreram no Arizona, Califórnia, Nevada e Texas. Essa mesma área deve enfrentar nos próximos dias mais uma onda de calor que pode causar as temperaturas mais altas deste verão, informa o Guardian.

“É muito provável que continuemos a enfrentar esse tipo de problema de calor extremo”, disse Jeffrey Howard, professor associado de saúde pública na Universidade do Texas em San Antonio e autor principal do estudo, ao NY Times. “Não é algo que vai desaparecer.”

“À medida que as temperaturas continuam a subir por causa das mudanças climáticas, a tendência recente de aumento [das mortes relacionadas ao calor] provavelmente continuará”, assinalou o estudo. “Autoridades locais em áreas de alto risco devem considerar investir na expansão do acesso a centros de hidratação e centros de resfriamento públicos ou outros edifícios com ar-condicionado”.

Axios, CBS News, CNN, TIME e USA Today, entre outros, também repercutiram as principais conclusões do estudo.

 

 

__________

ClimaInfo, 29 de agosto de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar