Negociações preparatórias avançam pouco e definições sobre financiamento climático ficam para a COP29

Pré-COP não superou os impasses entre países ricos e pobres sobre o futuro do financiamento climático internacional; o risco de fracasso é real, alertam negociadores.
15 de outubro de 2024
Azerbaijão e Armênia COP29
AlixSaz/WikimediaCommons

A menos de um mês da COP29, negociadores da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) se encontraram na semana passada em Baku para discussões preparatórias buscando facilitar as negociações de novembro. No entanto, os avanços foram bastante limitados, especialmente no tema mais espinhoso na agenda: o futuro do financiamento climático internacional.

A Pré-COP29 finalizada na última 6a feira (11/10) em Baku, no Azerbaijão, era a última possibilidade de obtenção de avanços políticos e técnicos que pudessem facilitar as discussões centrais durante a Conferência. A falta de avanços nas negociações sobre financiamento deixou muitos negociadores preocupados com os resultados potenciais da COP29 em novembro.

“Não é certo que chegaremos a um acordo em Baku”, afirmou Eamon Ryan, ministro do meio ambiente da Irlanda e um dos principais negociadores da questão do financiamento climático na COP29, ao site POLITICO. “Não é uma questão fácil quando você chega a discutir o futuro financeiro e a cooperação multilateral não é exatamente a opção mais popular do momento. Então, há um risco real de não chegarmos a um entendimento”.

De fato, há mais desentendimentos do que entendimentos sobre o tema. Países ricos e pobres discordam de praticamente tudo: a nova meta de financiamento; as fontes e modalidades de financiamento; e as regras de acesso a esses recursos.

Sobre a nova meta, que substituirá os US$ 100 bilhões anuais prometidos a partir de 2020, os países desenvolvidos ainda não disseram quanto estão dispostos a pagar, frustrando aqueles que defendem um compromisso financeiro maior por parte das nações que mais contribuíram para as mudanças climáticas.

“É ultrajante que, faltando apenas algumas semanas para a COP29, os países desenvolvidos não tenham dito quanto dinheiro estão dispostos a fornecer para essa nova meta de financiamento”, criticou Mariana Paoli, da Christian Aid, à AFP.

Pelo lado da presidência da COP29, que será ocupada pelo governo anfitrião do Azerbaijão, a expectativa ainda é de um acordo entre os países durante a Conferência de Baku, mas isto dependerá de um esforço extra das Partes.

“Fizemos bem em reduzir as opções [de texto], e os possíveis formatos de acordo estão surgindo. Mas podemos ver claramente as divisões que as Partes ainda precisam superar”, disse à Reuters o presidente da COP29, o ministro azeri Mukhtar Babayev.

O Correio Braziliense também abordou os desafios na negociação em torno do financiamento climático antes da COP29.

 

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar