Tempestade causará fortes chuvas na Jamaica e Ilhas Cayman antes de se fortalecer e atingir Cuba como um furacão; chuvas intensas podem atingir os EUA.
Uma nova tempestade tropical estava prevista para se formar ontem no Caribe e eventualmente ameaçar o sudeste dos Estados Unidos. Na manhã de 2ª feira (4/11), o “Ciclone Tropical Potencial 18” estava a cerca de 355 km ao sul de Kingston, na Jamaica. A tempestade apresentava ventos máximos sustentados de 55 km/h, movendo-se para o norte a uma velocidade de 11 km/h.
Prevista para ser chamada de Rafael, a tempestade causará fortes chuvas na Jamaica e nas Ilhas Cayman antes de se fortalecer e atingir Cuba como um furacão, informa o Guardian. Um alerta de tempestade tropical estava em vigor para a Jamaica, enquanto as Ilhas Cayman estavam sob alerta de furacão.
Rafael poderá levar chuvas intensas para partes dos EUA ao longo do Golfo do México, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC), em Miami. Embora os modelos meteorológicos sugiram que o centro da tempestade possa atingir a costa entre a Louisiana e o extremo oeste do Panhandle da Flórida, o ar seco e as temperaturas da água na faixa de 21°C a 26°C podem fazer com que ela perca força à medida que se desloca para o norte.
O sistema está em uma trajetória incomum para novembro e ameaça as áreas de produção de petróleo e gás fóssil no oeste do Golfo, região que geralmente enfrenta ameaças apenas no verão e início do outono, explica a Bloomberg. “Dadas as incertezas significativas na previsão de longo prazo quanto à trajetória e intensidade, ainda é cedo para determinar quais impactos poderão ocorrer, se ocorrerem,”, afirmou Richard Pasch, especialista sênior em furacões do Commodity Weather Group.
Se confirmado, Rafael será a 17ª tempestade da temporada de seis meses no Atlântico, que já registrou cinco furacões atingindo os Estados Unidos – incluindo Helene, que devastou as regiões montanhosas dos Apalaches.
The Weather Channel, New York Times, Fox Weather, CBS, USA Today, CNN, ABC e AP também noticiaram a possível chegada de Rafael aos EUA.
ClimaInfo, 5 de novembro de 2024.
Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.