G20 Social pede taxação de superricos e criação de fundo para florestas

Declaração pressiona governos dos países do grupo a adotarem medidas com objetivos mais ambiciosos, avaliam entidades e organizações da sociedade civil que participaram das discussões.
18 de novembro de 2024
G20 Social Brasil
Tomás Silva / Agência Brasil

Após três dias de debates, o G20 Social apresentou no sábado (16/11) sua declaração final. O texto defende a “taxação progressiva dos superricos”, frisa que a democracia “está em risco quando forças da extrema direita promovem desinformação” e cobra uma reforma do Conselho de Segurança da ONU ampliando a participação de países do Sul Global – reivindicação feita por Lula desde seu primeiro mandato.

A declaração final do G20 Social pressiona os governos dos países do grupo a adotarem medidas com objetivos mais ambiciosos. Para organizações da sociedade civil, é preciso um compromisso mais firme no enfrentamento das mudanças climáticas e das desigualdades. O pleito para a reforma dos organismos multilaterais e a taxação dos superricos faz parte da agenda prioritária do Brasil e consta das negociações da cúpula do G20, lembra O Globo. O consenso sobre a necessidade de se tributar bilionários, no entanto, está em risco desde que a Argentina recuou de seu apoio ao tema.

Para o Observatório do Clima, a taxação dos superricos é um debate central, destacam Agência Brasil e IstoÉ: “Os países do G20 são responsáveis por cerca de 80% das emissões dos gases de efeito estufa e concentram 80% da riqueza do mundo. Nenhum país pode alegar falta de recursos para financiamento climático se não taxar seus bilionários de forma justa. A taxação progressiva sobre os superricos é um passo crucial para financiar a adaptação à mudança do clima e a transição energética justa.”

A declaração final do G20 Social foi entregue ao presidente Lula, que vai levar as reivindicações aos chefes de Estado e de governo do grupo, informa o Correio Braziliense. Na cerimônia de entrega do texto, Lula ressaltou a importância da mobilização para pressionar a adesão dos países à Aliança Global contra à Fome e à Pobreza e a tributação dos superricos, pautas prioritárias do governo federal.

A declaração final do G20 Social também foi destacada por Carta Capital, CNN, Poder 360, Band e g1, entre outros veículos.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar