Incêndio intenso assola a Califórnia e avança sobre a região de Los Angeles 

Incêndio intenso assola a Califórnia e avança sobre a região de Los Angeles
U.S. Forest Service

Incêndio florestal, chamado de Franklin, cresceu da noite para o dia ao longo do terreno montanhoso íngreme, espalhando-se para o sul pela Pacific Coast Highway.

Um incêndio florestal alimentado por ventos fortes avançava na 3ª feira (10/12) a noroeste de Los Angeles, na Califórnia. As chamas forçaram alguns moradores de Malibu a evacuarem a área, ameaçando casas, cortando energia e fechando estradas na comunidade litorânea.

Chamado de Franklin, o incêndio cresceu da noite para o dia – de 2 hectares para 1.097 hectares  ao longo do terreno montanhoso íngreme – espalhando-se para o sul pela Pacific Coast Highway, na pitoresca cidade costeira de cerca de 10.000 habitantes, informa a Reuters. Mais de 1.500 bombeiros atuavam na região para tentar conter as chamas, relata a Bloomberg.

“Franklin permanece em 0% de contenção”, informou o governo de Malibu em uma atualização na 4ª feira (11/12) de manhã. Pelo menos sete estruturas foram destruídas e oito danificadas, acrescentou a autoridade da cidade, citando estimativas preliminares.

As causas do incêndio ainda estão sob investigação, segundo autoridades da Califórnia. Mas seu fortalecimento se dá pela forte corrente de vento que está ocorrendo na região. Os ventos secos, quentes e tempestuosos de Santa Ana são assim nomeados em homenagem a um dos cânions que ajudam a produzir as condições no sul californiano. Alguns invernos recentes na região têm visto incêndios florestais devastadores devido aos ventos de Santa Ana atingindo montanhas e pastagens anormalmente ressecadas, explica o Washington Post.

BBC, ABC, NBC, CBS e LA Times também noticiaram os estragos causados pelo incêndio Franklin.

 

 

__________

ClimaInfo, 12 de dezembro de 2024.

Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.