Crise climática e IA desenfreada são ameaças existenciais, diz secretário-geral da ONU

Em Davos, António Guterres chamou a dependência mundial de combustíveis fósseis de “monstro de Frankenstein” e lamentou recuos de EUA e bancos em compromissos climáticos.
23 de janeiro de 2025
(UN Geneva via Flickr)

O avanço desenfreado da inteligência artificial (IA) e a omissão dos países no enfrentamento à crise climática podem ser ameaças à sobrevivência da Humanidade neste século, alertou o secretário-geral da ONU, António Guterres, em discurso na última 4ª feira (22/1) no Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça).

“Nosso mundo está enfrentando uma caixa de Pandora de problemas. Enfrentamos divisões geopolíticas cada vez maiores, desigualdades crescentes e ataques aos Direitos Humanos”, comentou Guterres. “Hoje temos duas novas e profundas ameaças que exigem muito mais atenção e ação global porque ameaçam destruir a vida como a conhecemos: a crise climática e a expansão descontrolada da inteligência artificial.”

Sobre as mudanças climáticas, Guterres lamentou a dependência global dos combustíveis fósseis, que seria um “monstro de Frankenstein” para a Humanidade. “Ao nosso redor, vemos sinais claros de que o monstro se tornou o mestre. Acabamos de passar pelo ano mais quente e pela década mais quente da história. É provável que 2024 seja o primeiro ano civil a ultrapassar 1,5oC acima dos níveis pré-industriais”, disse.

O chefe da ONU também destacou os retrocessos recentes de instituições financeiras e bancos, que abandonaram compromissos corporativos para neutralizar as emissões de gases de efeito estufa (net-zero) de seus investimentos. “Quero dizer em alto e bom som: [isso] é míope. E, paradoxalmente, é egoísta e também autodestrutivo. Vocês estão do lado errado da história”, criticou.

Sobre a inteligência artificial, Guterres reconheceu que a tecnologia traz uma “promessa incalculável” para a Humanidade, com avanços potenciais importantes em várias áreas. No entanto, ele criticou a falta de governança sobre essa tecnologia e defendeu o Pacto Digital Global, adotado pela ONU em setembro passado, como um caminho para colocar a IA a serviço da humanidade, e não o contrário.

Guardian, R7 e UOL, entre outros, repercutiram a fala de Guterres em Davos.

 

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Entenda as mudanças climáticas

Você irá compreender os seguintes tópicos: o que é emergência climática sob o ponto de vista científico; quais são as principais implicações das mudanças climáticas no nosso dia a dia; como se constitui a geopolítica do clima; e quais são as possíveis soluções para as
5 Aulas — 4h Total
Iniciar