Nova onda de calor chega ao Nordeste e ao Sudeste do Brasil

No Sul, onda de calor que duraria seis dias se estendeu e começou seu estado mais crítico ontem, com temperaturas no RS chegando a 40°C.
11 de fevereiro de 2025
(Reprodução / G1 (Bom Dia Rio Grande))

Diversas cidades do Rio Grande do Sul registraram recordes de temperatura na semana passada, com termômetros superando 40°C. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) previa o fim da onda de calor no Sul para ontem. Mas a “fervura” aumentou ainda mais e se estenderá até 4ª feira (12/2). O calorão rumará para o Sudeste e o Nordeste.

A Climatempo previu que as máximas em Porto Alegre poderiam chegar aos 40°C ontem. Há ainda a possibilidade de superação do recorde de 43,8°C registrado em Quaraí, no oeste gaúcho na última semana, relata o g1. A Climatempo também divulgou um alerta vermelho – de perigo alto – até quarta, com temperaturas 5°C acima da média para todo o RS e áreas de Santa Catarina e Paraná.

O calor extremo fez a Justiça conceder liminar suspendendo o início das aulas na rede estadual gaúcha, previsto para ontem, adiando a volta dos estudantes para a próxima 2ª feira (17/2), relatam Folha e Estadão. A decisão destaca que a maioria das escolas estaduais não possui um sistema adequado de ar-condicionado, com muitas apresentando problemas na rede elétrica que impedem o uso dos aparelhos.

Por conta da situação, algumas prefeituras gaúchas decidiram adiar o início do ano letivo, posição contrária à do governo do estado. Mesmo diante do risco colocado aos estudantes pelas temperaturas extremas, o governo do Rio Grande do Sul recorreu da decisão judicial, segundo O Globo e CNN. Segundo a justificativa do governo, 42% dos estudantes estão em situação de vulnerabilidade social e a escola é espaço de acolhimento e segurança. Mas, se a preocupação do governo de Eduardo Leite é com a “vulnerabilidade social” dos adolescentes, cabe perguntar: as escolas ficaram disponíveis para esses alunos vulneráveis durante as férias?

O calor extremo não ficará mais restrito ao Sul. De acordo com a Climatempo, a onda de calor começa a atingir estados do Sudeste e do Nordeste a partir da próxima quarta e se estenderá até o dia 18, informam g1O GloboCNNGlobo Rural e SBT

No Sudeste, todas as capitais têm chance de atingir o recorde de calor para 2025 ao longo da semana, segundo a Climatempo. Entre quarta e quinta-feira, São Paulo – a única capital da região que não será atingida diretamente pela onda de calor – pode chegar a temperaturas de 34°C e 35°C. O Rio de Janeiro tem chance de atingir 38°C ou 39°C. Em algumas áreas do estado do Rio, o calor pode chegar a 40°C. Belo Horizonte tem possibilidade de chegar a 34°C ou 35°C, enquanto Vitória pode alcançar 36°C ou 37°C.

A onda de calor deve atingir toda a área do Vale do Paraíba (SP) e da Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e Minas Gerais, o litoral norte paulista, a zona da Mata Mineira, as áreas do centro-norte e leste de Minas Gerais, todo o estado do Rio e o centro-sul do Espírito Santo. Já no Nordeste, os termômetros estarão acima da média em parte do centro-norte da Bahia, no leste do Piauí e no interior do Pernambuco.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Entenda as mudanças climáticas

Você irá compreender os seguintes tópicos: o que é emergência climática sob o ponto de vista científico; quais são as principais implicações das mudanças climáticas no nosso dia a dia; como se constitui a geopolítica do clima; e quais são as possíveis soluções para as
5 Aulas — 4h Total
Iniciar