Nível do mar subiu mais do que o esperado em 2024, mostra NASA

Houve um aumento acelerado do nível do mar nos últimos 30 anos; taxa de elevação se intensificou consideravelmente, aumentando 10 centímetros desde o início dos registros.
18 de março de 2025
nível do mar subiu mais do que o esperado
ArtHouse Studio

O nível global do mar subiu mais do que o esperado em 2024, o ano mais quente já registrado na Terra, mostra uma análise da NASA. Mais uma consequência das mudanças climáticas, já que o nível do mar sobe à medida que a temperatura média da superfície do planeta aumenta, impulsionada pelas emissões de gases de efeito estufa. Que, por sua vez, têm na queima de combustíveis fósseis sua principal fonte.

O ritmo da elevação dos oceanos no ano passado surpreendeu os cientistas da agência espacial dos Estados Unidos. De acordo com a NASA, que monitora o fenômeno por meio de imagens de satélite, o nível do mar aumentou 0,59 cm em 2024, muito mais do que os 0,43 cm previstos, informam Folha e UOL. “Cada ano é um pouco diferente, mas o que está claro é que o nível do oceano continua subindo e o ritmo desse aumento está cada vez mais rápido”, disse Josh Willis, pesquisador da agência.

Embora a elevação dos oceanos tenha sido historicamente impulsionada pelo derretimento de geleiras e camadas de gelo, em 2024 essa dinâmica se inverteu. Cerca de dois terços do aumento do nível do mar no ano passado foram causados pela expansão térmica das águas, enquanto um terço se deve ao derretimento das calotas polares. Isso revela uma mudança significativa, com o calor excessivo dos oceanos tendo um papel preponderante no processo de elevação das águas, detalha o Um só planeta. A análise dos satélites da NASA desde 1993 revela um aumento contínuo e acelerado do nível do mar. Ao longo das últimas três décadas, a taxa de elevação do nível do mar se intensificou consideravelmente, aumentando 10 centímetros desde o início dos registros.

Com o aumento acelerado do nível do mar, as projeções para as próximas décadas indicam que as regiões costeiras e as populações que dependem dessas áreas para habitação e atividade econômica estão cada vez mais vulneráveis. Os dados de 2024 servem como [mais] um sinal de alerta para a necessidade de políticas públicas mais rigorosas para reduzir a queima de combustíveis fósseis e aumentar investimentos em tecnologias que possam ajudar a proteger as áreas mais afetadas.

Rede Onda Digital, ABC, Euronews, Earth . com, Accuweather, Daily Mail, Al Jazeera e Independent também noticiaram a elevação inesperada dos mares em 2024.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Entenda as mudanças climáticas

Você irá compreender os seguintes tópicos: o que é emergência climática sob o ponto de vista científico; quais são as principais implicações das mudanças climáticas no nosso dia a dia; como se constitui a geopolítica do clima; e quais são as possíveis soluções para as
5 Aulas — 4h Total
Iniciar