Temporais e ventos fortes causam transtorno no Sul e no Sudeste

Ventos de mais de 110 km/h tombam carreta e formam tromba d’água sobre o lago Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre.
1 de abril de 2025
temporais ventos fortes sul e sudeste
Paulo Pinto/Agência Brasil

O último dia de março foi marcado por fortes chuvas em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Os temporais e fortes ventos atingiram especialmente a capital paulista e a região do ABC, assim como a região metropolitana de Porto Alegre, destaca a Agência Brasil. Até o fim desta semana o Sul e o Sudeste serão impactados por uma nova frente fria, com mais tempestades, relata O Globo.

No ABC paulista, as cidades de Mauá, onde uma casa desabou, e Santo André, registraram em poucas horas mais da metade do volume de chuva previsto para março, mostram CNN e Folha do ABC. Na capital, trabalhadores tiveram dificuldade para voltar para casa. O temporal inundou ruas, estações do metrô e de trens, que tiveram a circulação interrompida até a madrugada de 3ª feira (1/4). Houve queda de árvores e transbordamento de rios.

A previsão do tempo indicava mais chuvas para o período da tarde e início da noite de ontem em diversos municípios da Grande São Paulo, condições que devem se estender até domingo (6/4). Por isso, segundo o Metrópoles, a Defesa Civil do estado prorrogou a Operação Chuvas até o dia 15 de abril.

No Rio Grande do Sul, ao menos 10 cidades foram atingidas por temporais, de acordo com o Correio do Povo. A capital, Porto Alegre, foi um dos municípios mais atingidos. A cidade registrou 60 mm de chuva em seis horas, e os ventos chegaram a 111 km/h na região do Aeroporto Salgado Filho, destaca o Terra.

Imagens compartilhadas nas redes sociais por moradores mostraram os efeitos do temporal na região metropolitana de Porto Alegre. Uma tromba d’água se formou sobre o lago Guaíba, relata O Globo. Na nova ponte do Guaíba, que liga a capital a cidades da região metropolitana, um caminhão tombou devido à força do vento.

Fortes rajadas de vento também foram registradas em Canoas (100 km/h), onde a CNN reportou falta de luz, e Passo Fundo (65 km/h). Os maiores acumulados de chuva ocorreram na capital (60,4 mm), Eldorado do Sul (36,04 mm) e Soledade (32,2 mm).

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Entenda as mudanças climáticas

Você irá compreender os seguintes tópicos: o que é emergência climática sob o ponto de vista científico; quais são as principais implicações das mudanças climáticas no nosso dia a dia; como se constitui a geopolítica do clima; e quais são as possíveis soluções para as
5 Aulas — 4h Total
Iniciar