São Paulo e Rio de Janeiro podem ter chuva extrema no fim de semana

Acumulados de precipitações nos dois estados somados podem chegar até domingo a 600 mm, volume atípico tanto para o mês como para a estação.
3 de abril de 2025
são paulo e rio de janeirochuva extrema
Wilson Neves de Miranda

Uma frente fria começou a avançar em direção a São Paulo ontem (3/4), causando fortes chuvas no Sul e no Sudeste. Nas duas regiões, a combinação de calor e umidade favorece temporais, que devem castigar particularmente os estados de São Paulo e Rio de Janeiro durante todo o fim de semana, com alto risco de inundações e deslizamentos em várias áreas.

As tempestades podem gerar um acumulado de 600 mm de chuvas nos dois estados somados até domingo, informa o Meteored, um volume atípico tanto para o mês de abril como para o outono. Segundo o g1, São Paulo pode acumular, até sábado, 100 mm na capital, chegando a 250 mm a 350 mm no litoral, da Baixada Santista até Ubatuba – a média histórica de chuva para abril no litoral paulista é de 200 mm.

No Rio, a Climatempo alertou para uma chuva excepcional, que começa a piorar hoje e tem o ápice no sábado. O CEMADEN emitiu alerta de fortes chuvas para várias regiões, incluindo Petrópolis, na Região Serrana. Entre Paraty, no sul fluminense, e a Região Serrana, pode chover mais que o triplo da média de abril em apenas três dias.

Também são esperados temporais nos três estados do Sul. Cidades gaúchas e paranaenses devem registrar os maiores volumes de chuva. Santa Terezinha de Itaipu (PR), Jaguarão (RS), Gramado (RS) e Nova Prata (RS) estão entre as cidades com maiores acumulados de chuva previstos, detalha a CNN.

O frio também se intensifica. As temperaturas mínimas previstas chegam a 15°C em cidades do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais. Hoje, as menores temperaturas devem ser registradas em Santa Catarina, com mínimas de 6°C em Urupema e São Joaquim. Há risco de geada na madrugada de sábado, com possibilidade de temperaturas negativas nas áreas mais altas da Serra Catarinense.

O litoral sul do país deve ficar com o mar agitado, com ondas de 2 a 3,5 metros. A ressaca avança até o Espírito Santo no domingo.

Meteored, Band, O Globo, Brasil 247 e g1 também noticiaram a previsão de chuvas extremas em SP e RJ no fim de semana.

  • Em tempo: O Rio de Janeiro tem quase 600 mil moradias em áreas de alta vulnerabilidade a enchentes e deslizamentos, o que equivale a 21% de todos os domicílios da cidade, mostra o Índice de Vulnerabilidade a Chuvas Extremas. Lançado na 4ª feira (2/4), o índice faz parte de um estudo realizado pelo projeto Rio 60°C da Ambiental Media, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), informa a Folha. Os números reforçam o alerta para eventos extremos, como chuvas intensas e ondas de calor, que devem se tornar mais frequentes e intensas, podendo colocar em risco milhões de pessoas. E escancaram ainda mais a urgência de ações de adaptação climática, tanto no Rio de Janeiro como em milhares de cidades do país.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Entenda as mudanças climáticas

Você irá compreender os seguintes tópicos: o que é emergência climática sob o ponto de vista científico; quais são as principais implicações das mudanças climáticas no nosso dia a dia; como se constitui a geopolítica do clima; e quais são as possíveis soluções para as
5 Aulas — 4h Total
Iniciar