Trump ataca políticas climáticas estaduais e incentiva carvão

Enquanto desmantela regulações federais para beneficiar combustíveis fósseis, Trump ataca esforços climáticos nos níveis estadual e local.
10 de abril de 2025
trump ataca políticas climáticas estaduais e incentiva carvão
Rawpixel

Donald Trump não decepciona quem espera o pior em seu novo mandato na presidência dos Estados Unidos, avançando sem dó nem piedade no que diz respeito à destruição do meio ambiente e do clima.

Nos últimos dias, o governo Trump instruiu o Departamento de Justiça a “interromper a aplicação” de leis climáticas estaduais; lançou decretos beneficiando a indústria do carvão; e emitiu uma ordem para permitir a exploração madeireira em mais da metade das florestas nacionais, com um adendo que encerrou proteções que impediam a exploração de combustíveis fósseis e mineração em terras federais em Nevada e Novo México.

A diretiva contra os estados mira leis de Michigan, Colorado e Minnesota que exigem que toda a eletricidade seja proveniente de fontes renováveis ou livres de carbono. Ataca políticas na Califórnia, em Washington e em estados do nordeste dos EUA que cobram por emissões de gases de efeito estufa. E atinge leis em Nova York e Vermont que buscam responsabilizar financeiramente as companhias de combustíveis fósseis por danos causados ​​pela queima de carvão, petróleo e gás, detalha o New York Times.

Juristas, ambientalistas e a governadora de Nova York, Kathy Hochul, disseram que a instrução de Trump é inconstitucional e que haverá contestações judiciais, destaca o Grist. “O governo federal não pode retirar unilateralmente a autoridade constitucional independente dos estados”, disse Kathy, em um comunicado em nome da Aliança Climática dos EUA, coalizão de 24 estados que trabalham pela redução de emissões.

Quanto ao carvão, a série de decretos que Trump assinou inclui medidas para acelerar licenças de mineração, suspender o fechamento de termelétricas e liberá-las por dois anos da obrigação de reduzir emissões de produtos tóxicos como mercúrio, arsênio e benzeno, bem como enfrentar estados governados pelos democratas com políticas contrárias ao combustível fóssil, informam Estadão e CNN. “Estamos terminando a guerra de Biden e Obama contra o carvão nos EUA”, declarou, durante cerimônia na Casa Branca.

No fim da semana passada, Trump liberou milhares de hectares em Nevada e Novo México para exploração de petróleo e gás, desenvolvimento geotérmico e mineração de rochas duras, revertendo proteções que o presidente Joe Biden havia implementado durante suas últimas semanas no cargo, relata a Folha. A Secretária de Agricultura, Brooke Rollins, anunciou a decisão como parte de uma ordem de emergência para permitir a exploração madeireira em mais da metade das florestas nacionais, quase 46 milhões de hectares.

Não é novidade, mas não custa lembrar que Donald Trump é um negacionista. Ele direcionou agências federais a reverter todas as políticas destinadas a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, e quer aumentar a demanda e a produção de combustíveis fósseis, inclusive em terras públicas e águas federais.

Os atos de Trump contra o clima foram repercutidos por diversos veículos, como Sustainable Views, Guardian, LA Times, POLITICO, Greenpeace, Reuters, Bloomberg, Valor, Exame, Metrópoles, Guardian, Bloomberg, New York Times, AFR e Earth.org.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar