Morre José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai

Ex-guerrilheiro se notabilizou pela defesa de um novo modelo político e econômico alinhado com o meio ambiente.
13 de maio de 2025
morre pepe mujica uruguai
Rodrigo Cabral (ASCOM/MCTI)

Faleceu nesta 3a feira (14/5), aos 89 anos de idade, o ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica, uma das personalidades políticas mais populares da América Latina nas últimas décadas. Mujica sofria com os efeitos de um câncer no esôfago que se espalhou, inviabilizando o tratamento, e vinha recebendo cuidados paliativos.

A morte foi confirmada pelo atual mandatário do país e herdeiro político de Pepe, Yamandú Orsi, em postagem no antigo Twitter. “É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso camarada Pepe Mujica. Presidente, ativista, referência e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho”, escreveu Orsi.

Dono de uma biografia típica da América Latina do último século, Mujica foi integrante do grupo guerrilheiro Tupamaros na resistência contra a ditadura militar uruguaia. Libertado da prisão depois da redemocratização, ele se reinventou como líder político, sendo uma das vozes mais importantes da esquerda uruguaia e liderança da chamada Frente Ampla, a partir da qual se elegeu presidente em 2009.

Durante seu mandato, Mujica se destacou não apenas por um forte discurso de justiça social e combate às desigualdades, mas também por suas críticas ao capitalismo moderno e às crises ambientais por ele precipitadas, como a climática. Para ele, a superação desses desafios não se resumia à redução das emissões, mas também implicaria em mudanças profundas na forma como a Humanidade se enxerga e atua dentro do planeta.

“Precisamos lutar por um mundo em que se mude a estrutura econômica e a distribuição [de riqueza]. Como consequência, vamos mudar a Humanidade. Se quiser chamar de socialismo, chame. Chame como quiser, não importa!”, disse Mujica, citado pelo UOL, a jovens durante a 11a Conferência da Juventude Latino-Americana sobre Mudanças Climáticas (COY11), realizada em Florianópolis (SC) em 2015.

Fora da presidência, Mujica manteve seu perfil aguerrido. Em coluna à Deutsche Welle em 2021, durante a COP26 de Glasgow (Escócia), o ex-presidente lamentou a impotência política dos líderes internacionais contra a crise climática e a indisposição deles em avançar com mudanças mais profundas.

“O problema não é apenas a mudança climática. (…) Há um encadeamento de um conjunto de problemas que se acumulam, alguns derivados do clima, com as correntes oceânicas, a mudança da acidez etc. E, outros filhos da contaminação da nossa civilização esbanjadora, que parece que no mundo tudo tem que crescer e se multiplicar, e termina se multiplicando a quantidade de lixo”, pontuou.

Em uma de suas últimas entrevistas, publicada pela BBC Brasil em dezembro de 2024, Mujica destacou como os impactos da crise climática já fazem parte do dia-a-dia. “Não vou estar vivo, mas não se pode fazer nada acima da Terra; a Natureza nos cobra. E ela começa a nos cobrar. A mudança climática não é insignificante”, disse.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar