Metade do PIB mundial será emissão-líquida zero em 2050

19 de fevereiro de 2020

O grupo de países que se comprometeu a zerar suas emissões líquidas até 2050 representam quase metade do PIB global. A Net Zero Tracker é uma página criada pela britânica Energy and Climate Intelligence Unit que acompanha os compromissos climáticos sendo assumidos pelos governos. Ao longo do ano passado, Reino Unido, França, Dinamarca e Nova Zelândia colocaram em lei a meta de zerar as emissões até o meio do século. A Suécia fez o mesmo, mas com o prazo de 2045. Na União Europeia, na Espanha, no Chile e em Fiji, legislações parecidas estão sendo discutidas. Depois vêm os países com políticas climáticas fortes que também miram zerar as emissões líquidas. Neste grupo estão a Noruega e o Uruguai, com compromissos até 2030; a Finlândia até 2035; a Islândia até 2040; e Alemanha, Suíça, Portugal, Costa Rica e as Ilhas Marshall até 2050. O Brasil não aparece nem na lista dos países que ainda estão discutindo o que fazer. O pessoal do NeoMondo e da ITV comentaram o trabalho.

Vale comentar que a Climate Action Tracker também monitora os compromissos climáticos e as ações tomadas e que acaba de publicar sua avaliação sobre a Noruega.

 

ClimaInfo, 19 de fevereiro de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)
x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar