A “infodemia” infecta mais que o vírus

29 de abril de 2020

“Infodemia” é uma nova palavra que compreende as fakes news, teorias conspiratórias, debates científicos deturpados para fins políticos e até as honestas faltas de compreensão dos problemas. As falsidades sobre o coronavírus, por exemplo, se propagam nas redes sociais e noticiários em velocidade maior do que o próprio vírus.

Carl Bergstrom, da universidade de Washington, escreveu um livro tratando da “infodemia” e da “bullshitagem” que grassam. Para Bergstrom, a bullshit acontece quando alguém se apresenta como autoridade definitiva em um assunto para impressionar, pressionar e enganar seus leitores e ouvintes. O título do livro, a ser lançado em agosto, é “Calling Bullshit: The Art of Scepticism in a Data-Driven World” ou, em uma tradução rápida, “Desmascarando o Bullshit: a arte de ser cético em um mundo movido a dados”.

Bergstrom deu uma entrevista a Julia Wong, no The Guardian.

 

ClimaInfo, 30 de abril de 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar