Salles nomeia advogada de ruralistas para direção de áreas protegidas

22 de outubro de 2020

Para “passar a boiada” é necessário ter vaqueiros confiáveis. Salles que o diga: o ministro nomeou para a chefia do departamento de áreas protegidas do ministério do meio ambiente a advogada Laura Andrea Chinaglia Abbá, com ligações públicas e notórias com os interesses do agronegócio.

No UOL, Rubens Valente mostrou que, a despeito de não ter uma vírgula sobre gestão de áreas protegidas no currículo, Abbá é entusiasta de uma das principais bandeiras da gestão Bolsonaro na seara ambiental – a regularização fundiária, que Salles e Cia. defendem apaixonadamente como “solução” para o problema do desmatamento ilegal.

Enquanto isso, a conduta “boiadeira” do governo Bolsonaro no meio ambiente motivou uma declaração realista do ministro Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). “O Brasil tem uma relação muito estranha com a aplicação de lei. Gostamos das leis que são poéticas, mas no momento em que começam a ser aplicadas, se atingirem interesses econômicos e políticos poderosos, de repente elas viram uma lei má, desatualizada, demodê, que precisa ser mudada”, disse ele, citado pela Folha.

Para bom entendedor, meia patada basta.

Em tempo: A Polícia Federal (PF) deflagrou a operação O Quinto Ato, que investiga um esquema de corrupção associado à liberação da licença ambiental para a instalação do Porto Pontal Paraná, terminal portuário privado localizado em Pontal do Paraná (PR). De acordo com a investigação, o esquema envolveu o pagamento de vantagens indevidas para atores políticos entre 2014 e 2015. Um dos alvos da ação é o ex-presidente e senador Fernando Collor (AL).

A Agência Brasil deu mais detalhes.

 

ClimaInfo, 22 de outubro 2020.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

x (x)

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar