OPEP+ anuncia novo acordo para elevar produção de petróleo

19 de julho de 2021

Demorou, mas os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e a Rússia chegaram a um acordo para elevar a produção global de petróleo. Os países concordaram em seguir um aumento gradual da produção diária até dezembro de 2022, de maneira a chegar ao final do próximo ano com a produção em patamares pré-pandemia. Pelo acordo, os países da OPEP e a Rússia elevarão a produção em 400 mil barris diários a cada mês a partir de agosto, o que elevará a produção para cerca de 2 milhões de barris por dia até o final de 2021.

Divergências entre a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos (EAU) vinham bloqueando as conversas na OPEP. O governo dos EAU exigiam que uma prorrogação do acordo com a Rússia fosse condicionada à revisão da linha de base que determina a quantidade de barris que o país poderia produzir. Inicialmente, os sauditas rejeitaram a ideia, temendo que outros países também requisitassem a mesma revisão. Para evitar um colapso das conversas, Riad acabou acolhendo a proposta.

Bloomberg, Financial Times, G1, NY Times e Valor repercutiram o acordo entre os países da OPEP+.

 

Leia mais sobre crise do petróleo no ClimaInfo aqui.

 

ClimaInfo, 20 de julho de 2021.

Se você gostou dessa nota, clique aqui para receber em seu e-mail o boletim diário completo do ClimaInfo.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar