A greve estudantil pelo clima que não chegou ao Brasil

25 de fevereiro de 2019

As greves de jovens estudantes às sextas-feiras continuam numa preparação para o grande evento que ocorrerá no mundo todo no dia 15 de março. O que começou com uma adolescente sueca, Greta Thunberg, sentada na frente do parlamento de seu país, incendiou o mundo. Logo ela, que dizia ter sido ao longo de sua vida “uma garota invisível”. Na semana passada Greta foi até a Bélgica discursar na sede da Comunidade Europeia: “O sistema político atual é baseado em competição. Tudo o que importa é ganhar para conseguir mais poder. Isso precisa acabar. Devemos parar de competir uns com os outros, e cooperar. Trabalhar juntos e compartilhar os recursos naturais do planeta de maneira justa. Temos que proteger a biosfera, os seres vivos, os oceanos, o solo e as florestas. Isso pode parecer ingenuidade, mas se vocês (políticos) tivessem feito sua lição de casa, saberiam que não temos outra escolha. Precisamos focar nas mudanças climáticas. Porque, se falharmos em combatê-la, todas nossas conquistas e progressos não valerão nada. E o que restará de legado de nossos líderes políticos será o maior fracasso da humanidade.” O presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, aproveitou a presença dela para anunciar que quer dedicar US$ 1,13 trilhão do orçamento da Comunidade para o período 2021- 27 em programas de mitigação das mudanças climáticas.

Além da Europa e do Canadá, o movimento se juntou a outro nos EUA e se espalhou até Japão, Austrália, Índia, Tailândia, Nova Zelândia e Uganda. Na América Latina, por enquanto, só os adolescentes colombianos aderiram. Aliás, Marcelo Leite, na sua coluna de ontem se perguntava “por que estudantes brasileiros não fazem greve pelo clima? (…) O que os jovens brasileiros têm para dizer a respeito? Silêncio ensurdecedor.” Leite faz uma leitura sobre a importância do movimento neste momento. Mas não tenta entender o “silêncio ensurdecedor”.

 

Boletim ClimaInfo, 26 de fevereiro de 2019.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar