Neve recorde no Japão mata dezenas e deixa mais de 500 feridos

Acúmulo de neve chega até 2 metros em algumas cidades, afetando a rede elétrica e atrapalhando o resgate de vítimas.
10 de fevereiro de 2026
recorde japão mata dezenas 500 feridos
congerdesign/ pixnio

Desde 20 de janeiro, o Japão vive episódios de nevascas que cobriram grande parte do norte do arquipélago e deixaram 46 mortos e 558 feridos até o momento, informa o UOL. Segundo a Agência de Gestão de Incêndios e Desastres do país, as nevascas causaram caos nas estradas, em especial ao longo do Mar do Japão.

Das 47 prefeituras do país – que se assemelham à estrutura administrativa dos estados no Brasil -, 15 foram afetadas. Muitos acidentes fatais aconteceram por conta da neve acumulada que caiu dos telhados sobre as vítimas ou por quedas de pessoas que limpavam ruas e outros acessos, detalham The Sun e Straits Times.

Na prefeitura de Aomori, no norte japonês, mais de 1.700 casas ficaram sem energia elétrica, e serviços regulares e de trens-bala tiveram que ser cancelados. O governo enviou ajuda militar para a região, a mais afetada até agora. Em áreas isoladas, a neve chegou a acumular 4,5 m, segundo o Guardian.

De acordo com a Rádio Itatiaia, a previsão para os próximos dias é de neve mais intensa nas regiões costeiras do oeste e do norte do país. Além disso, a Agência Meteorológica do Japão informou que as temperaturas devem subir um pouco, o que aumenta o risco de avalanches e torna as superfícies mais escorregadias.

O Japão teve eleições gerais no domingo, lembra a Euronews. E a neve recorde não só atrapalhou o trânsito em boa parte do país, como também exigiu que algumas seções eleitorais fechassem mais cedo, detalha a Agência Brasil.

  • Em tempo: Na Europa, Espanha e Portugal foram atingidos pela 3ª tempestade mortal em duas semanas, informa o Guardian. A tormenta Marta passou pela Península Ibérica causando chuvas torrenciais, que mataram duas pessoas. Marta segue as tempestades Kristin - que matou pelo menos cinco pessoas - e a Leonardo, que fez uma vítima na 4ª feira passada (4/2). As chuvas devem continuar nesta semana, com mais de 100 mm de precipitação. Parte dos temporais rumou para o sul da Itália e para o oeste da Grécia e da Turquia no final de semana.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Justiça climática

Nesta sessão, você saberá mais sobre racismo ambiental, justiça climática e as correlações entre gênero e clima. Compreenderá também como esses temas são transversais a tudo o que é relacionado às mudanças climáticas.
2 Aulas — 1h Total
Iniciar