ClimaInfo, 2 de fevereiro de 2018

ClimaInfo mudanças climáticas

O CUSTO SOCIAL DE ZERAR O DESMATAMENTO

O economista Petterson Molina Vale levantou várias boas perguntas sobre o custo social de se parar de desmatar em artigo escrito no final do ano passado. Vale partiu de um estudo do Instituto Escolhas – “Qual o impacto do desmatamento zero no Brasil” – e focou na possível queda de 6% na renda dos trabalhadores menos qualificados nos estados do Pará e do Mato Grosso. A partir daí, o autor desenvolve todo um raciocínio, salientando que qualquer política pública que vise zerar o desmatamento tem o dever de oferecer alternativas aos atingidos, sob pena de vermos essas pessoas “se tornarem criminosos ambientais mesmo que estejam operando dentro dos parâmetros legais”.
Nesse sentido, Sergio Leitão, do Instituto Escolhas, lembra “que não podemos é repetir o que foi feito com a mecanização da produção de cana-de-açúcar, que deixou milhares de trabalhadores sem opção. Acabar com a queima da cana foi importantíssimo para o país, mas deveriam ter encontrado alternativas reais para o desemprego gerado com a medida”.
https://www.nexojornal.com.br/ensaio/2017/Pobreza-o-elo-perdido-do-desmatamento-zero

http://escolhas.org/fim-do-desmatamento-e-pobreza/

http://escolhas.org/wp-content/uploads/2017/10/Escolhas-Sum%C3%A1rio-Desmatamento-Zero-duplas.pdf

 

CONAMA DEFINE PADRÕES DE QUALIDADE DO AR, MAS NÃO DÁ PRAZOS

O Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) se reuniu essa semana para tratar dos padrões de qualidade do ar nas nossas cidades. Houve um entendimento entre os membros do Conselho quanto aos valores, que seguem os definidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Mas, na hora de definir prazos para a implantação destes padrões, a reunião empacou. A poderosa CNI (Confederação Nacional da Indústria) não quis os prazos sugeridos e foi acompanhada de governos estaduais. E olha que a proposta era implantar os padrões em três etapas ao longo de nove longos anos.
Segundo trabalho da Proam (Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental), entre 4 mil a 5 mil pessoas morrem precocemente por causa da poluição só na cidade de São Paulo, principalmente a vinda do escapamento dos motores a diesel de caminhões, ônibus e geradores dos prédios. No estado de São Paulo, este número chega a 17 mil, principalmente entre crianças e idosos.
http://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2018/01/epoca-negocios-conama-nao-chega-a-acordo-para-melhorar-a-qualidade-do-ar-nas-cidades-brasileiras.html


DESMATAMENTO PIORA AINDA MAIS O AQUECIMENTO GLOBAL

Um trabalho recém publicado na Nature Climate Change mostra que a temperatura média global pode subir até 1°C num cenário onde as florestas do mundo deixassem de existir. Importante ressaltar que esse grau à mais vem só pelo fato das florestas não mais existirem, independente do que acontece com o carbono que elas estocavam. Um dos autores, o físico Paulo Artaxo, explica que florestas vivas emitem toda uma família de substâncias voláteis – os BVOC: biogenic volatile organic compounds – que reagem com o oxigênio da atmosfera gerando um monte de aerossóis. Estes refletem a luz do sol, o que mantém a floresta fresquinha. Tirar a floresta, significa não produzir mais os BVOCs, o que faz a atmosfera esquentar aquele quase 1°C pela ausência dos aerossóis florestais.
Agora, se além disso, alguém tocar fogo no carbono das florestas que foram cortadas, a atmosfera ganha mais de um trilhão de toneladas de CO2, fazendo com que a concentração deste gás na atmosfera aumente mais de 100 ppm (hoje esta é pouco maior que 400 ppm) e a temperatura média da atmosfera suba ainda mais.
https://www.nature.com/articles/s41467-017-02412-4.pdf

http://agencia.fapesp.br/desmatamento_pode_intensificar_o_processo_de_aquecimento_global/27070/


CERTIFICAÇÃO DA CANA-DE-AÇÚCAR

O Imaflora está certificando, desde 2014, os fornecedores de cana para as usinas da Raizen, criada pela Shell e Cosan, a maior produtora de etanol hoje em operação no país. A Raizen, em suas plantações, já havia adotado o padrão Bonsucro e quis expandir o controle de qualidade a seus fornecedores. O Imaflora se associou à Fundação Solidariedad. Aline Silva, gerente da Fundação, diz que ela é “responsável pela revisão do conteúdo e também pelo sistema de verificação de indicadores em uma plataforma chamada Horizonte Rural. Esta plataforma faz todos os cálculos de desempenho na produção”. Esse controle certamente vai na direção pretendida pelo RenovaBio que premia o etanol com a menor pegada de carbono na sua produção.
http://imaflora.blogspot.com.br/2018/01/a-sustentabilidade-da-cana-de-acucar.html


A CONSERVAÇÃO DA ÁGUA DE SÃO PAULO PASSA POR EXTREMA, MINAS GERAIS

Há mais de doze anos, a pequena Extrema, na fronteira entre Minas e São Paulo, é citada como exemplo em artigos e tratados sobre pagamento de serviços ambientais. Tudo começou quando a prefeitura reconheceu que sairia mais barato pagar para preservar nascentes e riachos do que construir uma estação de tratamento para limpar a sujeira que a lavoura, a criação de animais e os próprios moradores de sítios e propriedades rurais do entorno jogavam nas águas. A experiência se estendeu para a recuperação e a conservação das matas que protegem estas nascentes. Já foram plantadas mais de 1 milhão de árvores. Um dos resultados ficou claro durante a crise de água de 2014. A região forma afluentes de um dos rios principais que alimentam o Sistema Cantareira. Durante a crise, o município não teve problemas de abastecimento de água, tanto na cidade como nas propriedades. O programa é reconhecido internacionalmente, tendo ganho vários prêmios, inclusive o de Melhores Práticas para Melhoria das Condições de Vida, da ONU. Há dois anos atrás, a experiência originou ao Conservador da Mantiqueira, nome da serra que permeia toda a divisa sul dos estados e que, em tupi-guarani, significa mãe das águas. O novo programa abrange 284 municípios de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro e, no conjunto, estima-se haver uma área passível de ser reflorestada da ordem de 1,2 milhões de hectares, 10% do que o Brasil se comprometeu a reflorestar até 2030.
http://www.extrema.mg.gov.br/conservadordasaguas/

http://fundag.br/novo/wp-content/uploads/2016/06/Plano-Conservador-da-Mantiqueira.pdf

http://believe.earth/pt-br/projeto-premiado-na-onu-recupera-nascentes-em-minas-gerais/


VOLKSWAGEN ATINGE NOVO PATAMAR NO “TIRO NO PÉ”

Além de ter sido classificado pelo governo alemão como abominável, o estudo comissionado pela VW para testar os efeitos do ar contaminado por gases de escapamento de motores diesel em macacos gerou um resultado não esperado. As vias respiratórias dos pobres monos foram muito mais irritadas pelos fumos do New Beetle movido a diesel, novinho, do que pelos de uma caminhonete Ford, também equipada com motor diesel, mas com mais de 20 anos de estrada. E, pior, o New Beetle estava equipado para o experimento com um software que o fazia emitir menos do que os modelos normais de rua.

O tablóide alemão Bild teve acesso aos resultados dos testes, que estavam sendo mantidos em segredo pela VW.

https://elpais.com/economia/2018/01/31/actualidad/1517416855_452187.html

 

REINO UNIDO DÁ MONTANHAS DE SUBSÍDIOS AO GÁS NATURAL

A matriz elétrica inglesa está aos poucos se livrando do carvão e, neste inverno, as térmicas a gás natural chegaram a suprir 60% da eletricidade. Em fevereiro, o governo vai leiloar a capacidade para garantir o suprimento no próximo inverno e vai jogar milhões de libras em subsídios para se assegurar disto. No entanto, as geradoras estão preocupadas com as incertezas do futuro. Duas nuvens negras obscurecem o sono dos geradores: as renováveis, principalmente as eólicas off-shore, e as linhas de transmissão que estão sendo implantadas para ligar o Reino Unido ao continente europeu. Ambas vão competir por preço. Se as geradoras ficarem viciadas em subsídios, será difícil para as empresas sobreviver mais na frente.
https://www.theguardian.com/business/2018/jan/29/gas-fired-plants-to-reap-huge-subsidies-despite-uncertain-future


TESLA QUER PARCERIA COM CHILE PARA EXPLORAR LÍTIO

A Tesla pretende construir uma usina processadora de lítio no Chile para produzi-lo na alta qualidade que precisa para suas baterias. Pelo acordo, a Tesla construiria uma fábrica para processar o lítio até o grau de pureza que precisa para as baterias dos seus carros, powerpacks e parques de bateria. A Toyota acaba de comprar 15% de uma processadora de lítio na Argentina. Com os chineses e a poderosa mineradora Rio Tinto de olho, a corrida do lítio avança a passos largos.
http://www.valor.com.br/empresas/5290609/tesla-negocia-investimento-em-litio-com-chilena-sqm


METADE DAS BASES MILITARES NORTE-AMERICANAS REPORTARAM EVENTOS CLIMÁTICOS EXTREMOS NO ANO PASSADO

O Pentágono fez uma pesquisa com os comandos das mais de 3.500 bases militares dos EUA ao redor do mundo e quase a metade deles disseram ter sido atingidos por marés de tempestades, incêndios florestais e secas extremas. O relatório aponta as vulnerabilidades das instalações e os riscos militares envolvidos. A pesquisa foi encomendada pelo Pentágono para subsidiar seus pedidos de orçamento para mitigar e reparar danos. Mesmo assim, por precaução, o relatório não menciona o termo tido como palavrão para o governo Trump, a mudança climática.
http://www.washingtonexaminer.com/50-percent-of-us-military-bases-report-climate-extremes-new-pentagon-study-says/article/2647449


MARCA DE 1,5°C PODE SER ULTRAPASSADA ATÉ 2022

Relatório do serviço de meteorologia do Reino Unido diz que, até 2022, são razoáveis as chances do aquecimento global chegar a 1,5°C, muito antes do que os pessimistas de plantão previam, mas ainda dentro do mandato de Trump, aliás, durante a campanha presidencial dos EUA.
https://mashable.com/2018/01/31/uk-met-office-climate-warms-above-paris-climate-target
https://www.theguardian.com/science/2018/jan/31/met-office-warns-of-global-temperature-rise-exceeding-15c-limit


SUMIU O CAMPO CANADENSE DE TREINO DA ELITE DO SKI E DO SNOWBOARD

Existia um campo de esportes de inverno perfeito a 160 km ao norte de Vancouver, no Canadá, que era frequentado por campeões olímpicos e mundiais. Não existe mais. Lá não mais se forma neve nas condições necessárias para as práticas com a excelência necessária. A neve se acumulava durante o inverno e a primavera e, durante o verão, se compactava ao gelo da geleira criando uma neve de qualidade perfeita para estes esportes. Mas não nevou nos últimos três anos e, quando nevou, a geleira, deplecionada e fraca, não segurou a neve. https://nexusmedianews.com/no-country-for-snow-men-55bb290817ef


Para ler

DE QUEM É O CARBONO NO BRASIL?

De todo o carbono estocado nas matas brasileiras, cerca de 70% está em áreas protegidas, incluindo APPs e áreas de Reserva Legal (RL), e outros 20% passarão a estar, a partir da regularização das terras devolutas existentes na Amazônia. 30% do estoque está em propriedades privadas, onde 2/3 formam as APPs e RLs. Dos 30% do estoque em áreas não legalmente protegidas, 40% estão no Cerrado, 30% na Amazônia e 20% na Caatinga.

Os dados são de pesquisadores da Esalq-USP, Imaflora, Universidade KHT e Royal Institute of Technology.
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/gcb.14011/full

http://www.esalq.usp.br/cprural/noticias/mostra/5366/estudo-identifica-estoques-de-carbono-do-brasil.html


Para ir

SEMINÁRIOS SOBRE A ANTROPO-CENA, com José Eli da Veiga

Em artigo escrito para o Valor, José Eli da Veiga discute o que chama de Antropo-cena e nos provoca a acompanhar a série de seminários que dará sobre o assunto no IEE-USP. Os seminários acontecerão nas terças feiras, das 15 às 17 horas, do período que vai de 6 março a 17 de abril.

Detalhes e inscrições para os seminários estão no link: http://www.iee.usp.br/?q=pt-br/evento/s%C3%A9rie-de-seis-semin%C3%A1rios-sobre-o-antropoceno

A matéria do Valor pode ser lida no link:
http://www.valor.com.br/opiniao/5294253/guia-para-perplexos


Para ir

ENCONTRO ABERTO SOBRE CLIMA, FLORESTA E AGRICULTURA NO MATO GROSSO

Cuiabá vai dedicar um dia inteiro à discussão da transparência do governo em relação à política ambiental e à participação da sociedade nestas políticas.
A discussão vai acontecer no dia 27 de fevereiro, das 8 às 18h, no Auditório do Centro Sebrae de Sustentabilidade, em Cuiabá. Mais informações e a programação no site do ICV.
As inscrições podem ser feitas neste link: https://goo.gl/KxGhG2

www.icv.org.br


Para concorrer

PRÊMIO ESPÍRITO PÚBLICO 2018

Concurso dirigido para servidores públicos efetivos ou pessoas que ocupam cargos de confiança, de todas as esferas de governo – municipal, estadual e federal – e que atuem no serviço público há pelo menos 10 anos. Nas áreas de Educação, Gente, Gestão e Finanças Públicas, Meio Ambiente e Segurança Pública.
As inscrições estarão abertas até o dia 25 de março.
http://premioespiritopublico.org.br/

 

Siga o ClimaInfo nas redes sociais: www.facebook.com/climainfo e www.twitter.com/climainfonews