E Salles foi ao Roda Viva da TV Cultura

Uma das entrevistadoras, Vera Magalhães, do BR18, escreveu que, nas suas respostas, “Salles não foi contundente em defender punições à Vale pelas mais de 300 mortes em Brumadinho. Continua a defender autolicenciamento ou licenciamento mais célere para projetos de “baixo impacto” ambiental – e, apesar de dizer que esta é uma classificação objetiva, não soube dizer exatamente quais projetos entrariam nessa categoria (…) Enquanto condenava a forma ideológica com que os governos do PT tratavam a pauta ambiental, fez considerações eivadas de viés ideológico oposto.”

O pessoal da Fórum deu destaque ao desconhecimento da Amazônia admitido por Salles; sobre o desastre da Vale, escreveram que “pressionado a oferecer respostas em respeito às vítimas de Mariana e Brumadinho, Salles minimizou e afirmou que a resposta está sendo dada através da presença de autoridades nos locais das tragédias. ‘O respeito às vítimas é essa resposta rápida, objetiva, a presença do governo em peso. Três ministros estiveram lá no primeiro dia. O próprio presidente foi ao local’, disse, sem apresentar atitudes concretas para punir a empresa, indenizar as vítimas e evitar novos acidentes.”

Se Salles manteve uma certa compostura durante o programa, no final o caldo desandou. O âncora, Ricardo Lessa, fez uma pergunta sobre Chico Mendes. Salles disse quase não saber nada sobre ele e emendou: “O fato é que é irrelevante. Que diferença faz quem é o Chico Mendes nesse momento?” André Trigueiro não perdoou a resposta e emendou “Nunca foi à Amazônia (…) Também não soube citar um livro sobre meio ambiente que o tenha inspirado.” Tamanhas gafes fizeram de Salles celebridade internacional.

Em tempo: já que Salles foi incapaz de citar um livro sequer da sua área que tenha lido, o Observatório do Clima compilou as sugestões de internautas para ele já ir se instruindo. Na nossa modesta opinião faltam alguns títulos muito importantes, entre eles o Espiral da Morte, do jornalista Claudio Angelo, que recebeu o prêmio Jabuti em 2017.

 

Boletim ClimaInfo, 13 de fevereiro de 2019.