Salles “explica” o inexplicável

17 de fevereiro de 2019

Na semana passada, os ministros da agricultura, do meio-ambiente e o futuro ex-secretário de governo foram a uma terra indígena, posaram de cocar e, também, em cima de uma colheitadeira de soja. Tudo para justificar a narrativa segundo a qual os índios querem progresso e modernidade. O problema, segundo a matéria da Folha, é que os ministros escolheram visitar uma área embargada pelo Ibama por conta de três ilícitos: “o cultivo de OGMs (Organismos Geneticamente Modificados) em área indígena, prática proibida pela Lei 11.460; o impedimento da regeneração da vegetação nativa; e o funcionamento de atividades utilizadoras de recursos naturais.” Os OGMs foram encontrados tanto nos hectares plantados pelos índios quando na parte por eles arrendada a não-índios. O ministério da agricultura, em verdadeiro contorcionismo, disse que estava tudo acordado, mas acabou desistindo do discurso depois que o Ministério Público avisou que não havia acordo algum e que o site do Ibama registrava a terra como embargada. Mesmo assim, Salles veio mais uma vez a público dizendo que “a plantação não é ilegal, tanto que ela foi feita durante 13 anos. Eles começaram a plantar desde 2005 e, de repente, apenas em 2017, é que os órgãos tanto de meio ambiente quanto de controle específicos do estado [do Mato Grosso] foram lá e tomaram posições que vão contra essa atividade indígena que já era feita há 13 anos.”

Nada a comentar, mas lembramos de Noel Rosa: “Meu Deus do céu, que palpite infeliz”.

Em tempo: neste final de semana começou a circular um abaixo assinado pedindo a demissão de Salles. Até o fechamento destas notas, haviam quase 300 mil assinaturas.

 

Boletim ClimaInfo, 18 de fevereiro de 2019.

Continue lendo

Assine nossa newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar