A União Europeia divulgou suas metas de redução de emissões para o setor de transporte, e estas colocarão forte pressão sobre a indústria. Até 2030, os fabricantes de caminhões terão que reduzir em 30% as emissões dos seus produtos. E esta meta deverá ser aumentada na revisão dos documentos que acontecerá em 2022. Como marco intermediário, todos os caminhões a serem vendidos em 2025 terão que emitir 15% menos CO2 do que os vendidos hoje. O documento também prevê que caminhões não movidos a combustíveis fósseis servirão para mitigar a meta dos fabricantes. Stef Cornelis, analista do site Transport & Environment, mandou seu recado: “Com a primeira meta do mundo para caminhões de emissão zero, a União Europeia está mandando um sinal forte para o mercado. Até agora, os grandes fabricantes europeus pouco fizeram para criar um mercado de caminhões elétricos e a hidrogênio. Eles têm, agora, uma oportunidade única de liderar a corrida para produzir caminhões econômicos e acessíveis de emissão zero. Mas é bom eles se apressarem ou ficarão para trás de chineses e californianos, tal como acontece com os fabricantes europeus de carros. A Reuters e o The Greens/European Free Alliance comentaram as metas.