Em Nairobi, Salles anuncia como novidade acordo feito pelo MMA com os EUA no ano passado

18 de março de 2019

O ministro Salles aproveitou o palco de Nairobi para fazer um anúncio um tanto confuso. À Dani Chiaretti, do Valor, ele disse que “queremos financiar atividades privadas. Não é governo nem ONGs. O foco é o pessoal do setor privado, pequenos empreendedores. Estamos pensando em trabalhar com entidades representativas de diferentes setores – o pessoal da castanha, da borracha, da madeira, do manejo florestal. Pensamos que seja uma boa iniciativa trazer para o mercado pessoas que têm bons projetos, boas ideias, mas não têm recursos. Não é doação. O empreendedor é responsável pela devolução do recurso.”

Salles contou que serão disponibilizados recursos da ordem de US$ 100 milhões, vindos da Amazon Impact Investment Partnership na forma de financiamento de empreendimentos do setor privado com prazo de carência e juros baixos. O que Salles não disse é que a iniciativa vem sendo maturada há alguns anos, e que duas organizações da sociedade civil, Sitawi e Idesam, estão à sua frente. Salles também não contou que, em agosto passado, o MMA assinou um acordo com os EUA para um “programa de cooperação técnica Brasil-Estados Unidos (que) intensificará a atuação na conservação dos recursos biológicos da Amazônia, investindo até 80 milhões de dólares nos próximos cinco anos.”

 

Boletim ClimaInfo, 18 de março de 2019.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar