O Sínodo da Amazônia povoa pesadelos militares

9 de abril de 2019

O Sínodo que o Papa Francisco convocou para discutir a situação da Amazônia e de seus povos continua preocupando os integrantes militares do governo. Tanto que o general Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional, disse a jornalistas que o governo promoverá outro simpósio, também em Roma, mas um mês antes do Sínodo. Nele, o governo pretende apresentar exemplos de “preocupação e cuidado do Brasil com a Amazônia” e explicar as ações apoiadas pelo governo para a proteção das áreas naturais, quilombos e grupos indígenas. O general Heleno está preocupado com as críticas que podem surgir no Sínodo quanto à proteção da Amazônia, já que o governo dá sinais claros de que pretende proibir novas demarcações de reservas indígenas, abrir as existentes para a mineração e construir megaprojetos de infraestrutura que provocariam impactos significativos em áreas protegidas. Segundo o Mongabay, “Bolsonaro, no entanto, e muitos de seus aliados ruralistas e evangélicos, vê a Amazônia como um recurso a ser usado e desenvolvido livremente”.

Por falar em Terras Indígenas, vale a pena ler dois artigos que saíram no Estadão nos últimos dias. No primeiro, Sônia Guajajara fala do tremendo retrocesso que o governo já provocou nesses seus primeiros 99 dias. Sônia lembra que “Bolsonaro afirma que não existem Povos Indígenas, e insiste que quer unificar a nós todos em uma só cultura. Isto é ofensivo e irreal, considerando que no Brasil há mais de 300 grupos étnicos, incluindo talvez 100 que não tiveram contato com nenhuma sociedade, e cerca de 274 línguas.” No segundo artigo, Daniel Munduruku, um dos principais escritores da literatura infanto-juvenil, inverte a lógica de Bolsonaro e diz que “para o Brasil se encontrar como nação, como povo, ele não pode abrir mão de sua ancestralidade (…) só quando o Brasil aceitar sua história, sua origem indígena e negra, é que ele conseguirá amadurecer.”

 

ClimaInfo, 9 de abril de 2019.

Continue lendo

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos muitos assuntos relacionados às mudanças climáticas

Em foco

Aprenda mais sobre

Glossário

Este Glossário Climático foi elaborado para “traduzir” os principais jargões, siglas e termos científicos envolvendo a ciência climática e as questões correlacionadas com as mudanças do clima. O PDF está disponível para download aqui,
1 Aulas — 1h Total
Iniciar